Bacia de Campos

Bacia de Campos

Certificação Offshore


A Petrobras é reconhecida pela qualidade de suas atividades

No segmento da indústria de petróleo, operando sistemas offshore a experiência da Petrobras na Bacia de Campos tornou-se referência mundial em Sistema de Gestão Integrada de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Após a P-17 ter sido a primeira plataforma do mundo a receber simultaneamente certificação por ter atendido às normas das ISO 14000, BS 8800 e ISM CODE, em março de 1999, a Petrobras estendeu o mérito do sistema a todas as unidades offshore da Bacia de Campos e suas instalações de terra, em uma campanha que se estendeu até maio de 2000.

Para realizar a tarefa, todas as gerências foram sensibilizadas sobre as exigências do novo sistema de gestão SMS e, tanto as unidades offshore, quanto as de terra tiveram os "aspectos" e "impactos" da atividade levantados e avaliados minuciosamente.

O marco inicial do processo de certificações foi em janeiro de 1998, quando o projeto foi apresentado a todos os gerentes da Bacia de Campos e definida a certificação das sondas próprias de perfuração como o passo inicial, o que serviria de subsídio para a implantação do sistema nas demais unidades. Começou-se então o diagnóstico de todos os potenciais riscos que poderiam causar prejuízos ao meio ambiente, à segurança e à saúde ocupacional. Foram traçados os objetivos, as metas e os programas. O levantamento dos "aspectos" e "impactos" funcionam no sistema como uma espécie de bússola para apontar as soluções mais apropriadas.

Nesse processo, as ações gerenciais, administrativas e operacionais do cotidiano devem estar voltadas para a segurança do pessoal e instalações, saúde de todos os envolvidos no processo produtivo, sem causar danos ao meio ambiente.

As certificações das atividades são feitas por organismos externos, reconhecidos internacionalmente, com base nas normas internacionais ISO 14000, BS 8800 e IBM CODE. No caso da Petrobras, a entidade certificadora é a Bureau Veritas Quality International (BVQI).

Para atender ao nível de exigência das certificações, surgiu a necessidade de criação de novos procedimentos operacionais e revisão dos antigos, sempre com foco na política de SMS, com conseqOente aumento da satisfação e produtividade dos empregados.

Os ganhos significativos com o novo sistema vão desde a mudança de visão dos empregados, o nível de consciência das próprias responsabilidades sobre o meio ambiente, segurança e saúde, até efetivos aumentos de produtividade, redução de passivos, confiança dos investidores, redução dos prêmios dos seguros, etc.

No entanto, a meta de certificar todas as unidades de exploração e produção da Bacia de Campos não se limitaram à Petrobras, mas se estendem a toda a cadeia produtiva. Todas as empresas prestadoras de serviços são sensibilizadas quanto aos novos requisitos do modelo de gestão e estão cientes dos "aspectos" e "impactos" de suas atividades, sendo estimuladas a adotar as mesmas práticas de gestão, atendendo a um requisito normativo de influenciar a cadeia de fornecedores na adoção destas melhores práticas. Este movimento conjunto contribui para que toda a sociedade se beneficie na medida de que são mapeados e reduzidos os impactos das atividades de cada um, assegurando uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, com menos agressões ao meio ambiente, rastreabilidade nos resíduos industriais, enfim um sem número de efeitos colaterais positivos.


Fonte:
Petrobras