Notícias

Ocyan realizou Fórum gratuito dedicado à diversidade no Museu de Arte do Rio-MAR


Ocyan realizou Fórum gratuito dedicado à diversidade no Museu de Arte do Rio-MAR Ocyan realizou Fórum gratuito dedicado à diversidade no Museu de Arte do Rio-MAR

Com palestras e atividades lideradas por porta-vozes reconhecidos referentes a D&I, evento teve a expectativa de discutir a interseccionalidade, a empregabilidade e a inclusão

Comprometida com a criação de um ambiente diverso e inclusivo, a Ocyan, empresa de óleo e gás, promoveu, dia 3/4, o I Fórum #DiversidadeOcyan no Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro. O objetivo do evento é promover uma ação que reflita o valor intrínseco da companhia nas questões relativas à inclusão e bem-estar dos grupos minorizados, por meio da ampliação dos agentes colaboradores, expansão do conhecimento, estudos sobre boas práticas para a empregabilidade e incentivo às discussões que legitimem a pluralidade, combatendo qualquer tipo de discriminação ou preconceito.

Considerado o principal evento da Semana da Diversidade organizada pela Ocyan, o Fórum tem a perspectiva de se tornar um evento fixo no calendário da companhia, que se consolida como protagonista multisetorial da inclusão e diversidade. O evento contará com palestras e rodas de conversas comandadas por importantes lideranças da agenda D&I como João Torres, sócio e COO da Mais Diversidade; Claudia Rabello, diretora-executiva Corporativa do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP); Mariana Conti, coordenadora Geral de Projeto da Secretaria da Juventude Ocyan, no Santo Cristo; Tatiana Araújo, coordenadora de Comunicação Interna da Coca-Cola e

Suellen Moraes, gerente global de Diversidade e Inclusão da Ball Corporation. O evento também contará experiência gastronômica imersiva, produzida por Dida Nascimento, chef do Dida Bar, além de músicas relacionadas à diversidade, com composições de artistas pretos, LGBTQIA+ e mulheres.

Com temáticas da Interseccionalidade e empregabilidade, o I Fórum #DiversidadeOcyan contará com debates e palestras, liderados por representantes e aliados que compartilharão experiências e práticas fundamentais para a construção de ambientes multiplicadores de uma consciência coletiva, diversa e inclusiva e que promova efetivamente a equidade de oportunidades, sobretudo no setor óleo e gás.

?Para a Ocyan, o I Fórum de Diversidade será um marco para ressaltar a nossa cultura interna, mas será, sobretudo, um marco para o setor de óleo, gás e energia, predominantemente mais masculino e tradicional. Queremos abrir os horizontes para que parceiros e outras empresas se juntem a nós nessa grande energia multiplicadora de diversidade. Nossas iniciativas e resultados conquistados com o Programa de Diversidade lançado em 2019 mostram o legado que temos deixado para o setor de O&G e caminham lado a lado com as metas ESG relacionadas a esse tema e pactuadas para serem entregues até 2030 pela empresa?, pontua André Luiz de Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade da Ocyan.

?É com grande satisfação que damos mais um passo tão relevante em direção à equidade de oportunidades e empregabilidade. Tenho a convicção de que a Ocyan tem avançado cada vez mais em seu compromisso de construir uma sociedade mais justa. Somos, orgulhosamente no setor O&G, protagonistas de uma agenda tão importante e urgente como a diversidade e inclusão. Desde 2019, quando lançamos os primeiros Grupos de Afinidades, temos alcançado resultados importantes em busca às nossas metas em diversidade?, celebra Nir Lander, vice-presidente de Pessoas e Gestão e líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da companhia..

Programa de Diversidade & Inclusão Ocyan

O programa de D&I da Ocyan foi lançado em 2019, após uma imersão profunda no tema. Conta com uma área dedicada e um comitê multidisciplinar responsáveis pela sua estratégia. No nível tático, o programa conta ainda com a contribuição voluntária de integrantes de todas as áreas da empresa, nomeados Embaixadores da Diversidade e Inclusão, que atuam divididos entre quatro grupos de afinidade, de acordo com os pilares de ação trabalhados pela Ocyan até o momento: Pessoas com Deficiência, Equidade de Gênero, Raça e Etnia e LGBTQIA+.

SERVIÇO

I Fórum da Diversidade Ocyan

Data 3/4/24, das 8h30 (credenciamento) às 18h

Local: Museu de Arte do Rio

Programação

I Fórum de Diversidade Ocyan

8h30 - Credenciamento + Welcome Coffee
9h ? Abertura institucional
9h10 ? Apresentação Programa D&I Ocyan
9h20 Palestra Uma Jornada Antirracista: o papel de pessoas aliadas
11h - Intervalo
11h15 - Roda de Conversa: Desafios da Empregabilidade e Inclusiva
12h30 ? Almoço
14h ? Roda de Conversa: O valor da Diversidade e Inclusão ? bem-estar nas empresas.
15h ? Intervalo
15h15 ? Palestra Revolução do Amor
17h15 ? Encerramento institucional
17h30 ? Lanche integrativo
18h ? Término Lanche integrativa

Fonte: Lilian Pinto