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ENEL Distribuição Rio realiza projeto Energia Legal em Rio das Ostras


ENEL Distribuição Rio realiza projeto Energia Legal em Rio das Ostras ENEL Distribuição Rio realiza projeto Energia Legal em Rio das Ostras

Iniciativa tem o objetivo de combater o furto de energia, crime que contribui para a queda na qualidade do serviço prestado;

Se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (2) até sexta (5), o projeto Energia Legal em Rio das Ostras. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia. Em 59 edições, o projeto já identificou em torno de 24,2 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019. Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Quem adota a prática popularmente conhecida como ?gato?, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Fonte: Eliana Grazziotin - Approach