Notícias

Ocyan retira 50 toneladas de resíduos da Baía de Guanabara


Ocyan retira 50 toneladas de resíduos da Baía de Guanabara Ocyan retira 50 toneladas de resíduos da Baía de Guanabara

Em parceria com a BVRio, o projeto ?Baía Limpa? financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do Governador para a ?pesca? de resíduos

Rio de Janeiro, 21 de março de 2024 ? Na semana do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Ocyan, empresa de óleo e gás, alcançou a marca de 50 toneladas de resíduos retiradas da Baía de Guanabara através do ?Baía Limpa?, firmado em parceria com a BVRio. O projeto financia pescadores de colônias no Caju e Ilha do Governador para a ?pesca? de resíduos em dois dias da semana. Nos cinco meses de atuação, o ?Baía Limpa? já retirou metade do volume esperado para o período de um ano (100 toneladas).

Em cada dia de coleta, são recolhidos mais de uma tonelada de resíduos e chama atenção o marco surpreendente de um item em especial: foram coletados 37 sofás que chegam pelos rios e canais, vários muito poluídos e assoreados. Outra situação curiosa foi que, só na última terça-feira (19/03), os pescadores encontraram e retiraram 11 tubos de TV?s durante a coleta.  A tarefa de tirar os objetos do mar e da areia exige força e esforço coletivo dos pescadores experientes, bem como expõe o processo de crescimento urbano desordenado da região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Durante o período, foram retirados ainda pequenos detritos até outros objetos volumosos, totalizando mais de 18 toneladas de diferentes tipos de plástico; nove toneladas de espumas; seis toneladas de mochilas, bolsas e roupas; duas toneladas de vidros; uma tonelada de chinelos, entre outros materiais. A maior parte da coleta ocorre nos manguezais, onde vivem ecossistemas vitais para as áreas costeiras, tão importantes para a sustentação da vida no mar e por serem também fonte de alimentação e renda para a população local.

?O Baía Limpa reflete nosso compromisso com a sociedade e nossa responsabilidade em relação ao meio ambiente. O projeto está superando a meta de coleta que traçamos no início. Ao mesmo tempo que comemoramos por poder contribuir com a limpeza da Baía de Guanabara, o dado reforça que a quantidade de resíduos existente é muito grande e é essencial um esforço coletivo para a despoluição?, comenta André Luiz Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade da Ocyan, destacando ainda que a iniciativa também representa uma ação social, uma vez que incentiva financeiramente os pescadores locais.

A BVRio faz os registros dos itens coletados por meio do aplicativo de gestão de resíduos KOLEKT, e é responsável por tratar da destinação do lixo e disponibilizar dados sobre quantidade e identificação dos resíduos. Dessa forma, é possível monitorar tudo que está sendo coletado e certificar, de forma eficiente, a recuperação dos resíduos com potencial para reciclagem. A entrega do material coletado para separação do conteúdo acontece na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

A parceria também contribui para a pesca artesanal de toda a região, fortalecendo a comunidade pesqueira, uma vez que possibilita a regeneração das espécies com a retirada e coleta do lixo, bem como favorece a permanência do pescador no mar, seu local de trabalho.

Responsabilidade Socioambiental

A iniciativa faz parte da plataforma de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan e a parceria com a BVRio é uma das novas iniciativas que a empresa vislumbra para os próximos anos. ?Estamos formatando projetos que envolvem o social, o ambiental, a educação e a diversidade. Essas agendas juntas têm uma potência grande de transformação?, comenta o executivo.

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma fornecedora do setor de óleo e gás e novas energias que tem como valores a segurança em primeiro lugar, a parceria de confiança e o compromisso com a sociedade. Sua atuação é prover soluções para a indústria offshore nas áreas de produção, por meio da joint-venture Altera&Ocyan; construção submarina e projetos de descomissionamento, além de manutenção e serviços offshore. Possui ainda participação acionária no segmento de perfuração offshore, por meio da nova empresa de perfuração, Foresea. A Ocyan também avança em estudos e projetos relacionados a novos serviços e energias, tecnologias e Corporate Venture Capital. Mais informações: www.ocyan-sa.com.

Sobre a BVRio

Fundada em 2011, a BVRio é uma organização sem fins lucrativos que trabalha na interseção da sustentabilidade econômica, ambiental e social. Nossa missão é criar e promover soluções de mercado inovadoras para o benefício da economia, do meio ambiente e da sociedade como um todo. Pioneira na área de soluções em economia circular, a BVRio cria mecanismos financeiros e iniciativas que melhoram a renda e as condições de trabalho dos catadores informais, ao mesmo tempo que aumenta as taxas de remoção de resíduos do meio ambiente.

Conheça o Canal do Boni - Energia, Petróleo e Gás

Informações do mercado de trabalho, e negócios, do setor de Petróleo e Gás.

Canal no Youtube - click aqui, conheça, e inscreva-se

Fonte: Ludmila Girard - CDN Comunicação