Notícias

Maricá vai ganhar campus de universidade federal em fazenda da Codemar


Maricá vai ganhar campus de universidade federal em fazenda da Codemar Maricá vai ganhar campus de universidade federal em fazenda da Codemar

Parceria com a UFRRJ vai oferecer cursos tecnológicos e mestrado em agroecologia

Maricá vai ganhar um campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) numa parceria da instituição com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A disponibilização de cursos técnicos e mestrados no município é o fruto de trabalho conjunto entre as duas instituições, que já colaboram com os projetos Inova Agroecologia Maricá e Farmacopeia Mari?ká.

?O campus Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro será implantado na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, uma propriedade da Codemar onde já é desenvolvida pesquisa e cultivo de plantas medicinais no projeto Farmacopeia Mari?ká?, explicou o professor João Araújo, responsável pelo projeto.

Na fazenda serão construídos pelo menos quatro laboratórios focados em fitoterápicos, inovação, insumo farmacêutico ativo e qualidade, além de salas de aula. O espaço receberá alunos de cursos de graduação técnicos e também de mestrado em agricultura orgânica.

A Fazenda Nossa Senhora do Amparo fica no bairro do Caju e conta com campos de cultivo, viveiro de mudas e estufas automatizadas onde são produzidas as plantas medicinais utilizadas pelo projeto Farmacopeia Mariká. O programa tem a missão de promover o uso de fitoterápicos na rede SUS de Maricá e também de abrir caminho para novos negócios na cidade, como fornecedora de insumos para a indústria farmacêutica e de cosméticos.

Para produzir plantas medicinais, o cultivo precisa ser totalmente orgânico, sem uso de agrotóxicos e outras substâncias que poderiam contaminar o medicamento. A Fazenda Nossa Senhora do Amparo foi a primeira da cidade a conseguir a certificação orgânica.

Conheça o Canal do Boni - Energia, Petróleo e Gás

Informações do mercado de trabalho, e negócios, do setor de Petróleo e Gás.

Canal no Youtube - click aqui, conheça, e inscreva-se

Fonte: Codemar - Maricá