Notícias

ACF/Campos é bicampeão da Supercopa Feminina


No primeiro jogo do final de semana, o Macaé Sports venceu o Rexona AdeS por 3x2, na terceira rodada da Supercopa que se aconteceu em Campos, e fez a final no domingo contra o dono da casa, o Automóvel Clube de Campos, repetindo a final da Supercopa do ano passado. Foi um jogo duro, embora no tie break o resultado de 15/10 tenha mostrado a superioridade do time macaense.

Danubia, atacante do Macaé, fez a diferença. Seus saques violentos e bem colocados desequilibraram o time adversário. A partida começou com o Rexona na frente, vencendo o primeiro set por 25/19. Macaé reagiu e fez 25/15, mas voltou a perder no terceiro pelo mesmo placar do primeiro set. No quarto, de novo uma reação do Macaé, que fez 25/20. Aí, então, embalado, com Danúbia em destaque, a equipe fechou a partida com cinco pontos de diferente no tie break.
 
Já no domingo o ACF/Campos (RJ) conquistou o bicampeonato da Supercopa feminina de vôlei. Depois de vencer os três jogos da fase classificatória sem perder nenhum set, a equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura enfrentou o Macaé Sports (RJ), tradicional rival do norte-fluminense. Com um maior volume de jogo e um forte poder de reação nos momentos  decisivos dos sets, o time campista superou o adversário por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 25/22, 22/25 e 25/21, em 1h59 de jogo, no ginásio Municipal da cidade de Campos.

"É um bicampeonato muito importante e que está sendo muito comemorado por nós e por toda a cidade de Campos. Foi um jogo muito difícil e diferente dos anteriores. O Macaé estava muito motivado com a volta do Airton Nascimento e com a classificação para esta final depois de vencer o Rexona. O mais importante foi que o nosso time não perdeu o foco em momento algum da partida e soube manter a serenidade. Jogamos sempre atrás do marcador e soubemos virar no momento certo", avaliou o técnico do ACF/Campos, Luizomar de Moura.

O time de Macaé começou melhor a partida. Com um saque estratégico, a equipe de Airton Nascimento desestruturou a recepção do ACF/Campos. Com destaque para a atacante Danúbia, o Macaé Sports chegou a marcar 16/12. Mas na reta final da parcial, a maior experiência do time campista prevaleceu. As donas da casa diminuíram o número de erros no ataque, reagiram e fecharam o set em 25/23, no contra-ataque de Fofinha.

O segundo set foi um flashback do primeiro. O Macaé Sports saiu na frente no início, abrindo 4/1e dominou o placar até o 18º ponto. A partir daí, o ACF/Campos mostrou-se mais experiente e virou o marcador - 20/19. E, no final, fechou em 25/22, no bloqueio de Fofinha.

O ACF/Campos entrou desconcentrado no terceiro set. E o Macaé Sports, como nos dois sets anteriores, saiu na frente: 8/4. Bem no bloqueio e com Danúbia e Kerly sendo os destaques do time, o Macaé manteve a vantagem no placar - 20/16. Mesmo assim, o time de Campos não se entregou, reagiu e empatou em 20/20. Entretanto, o Macaé Sports não repetiu a história dos sets anteriores e impediu que o adversário fechasse a parcial. No bloqueio de Kerly sobre Soninha, o grupo comandado por Airton Nascimento fechou em 25/22.

No início do quarto set, o ACF/Campos sentiu a derrota do set anterior. Enquanto isso, Macaé Sports dominou até o 14º ponto. O técnico Luizomar de Moura modificou a equipe campista, colocando a levantadora Eth no lugar de Marcelle. A mudança deu mais vida ao time de Campos que se recuperou e virou o placar: 18/16. A equipe de Macaé não teve forças para reagir e, no final, apoiadas pela torcida, as donas da casa ditaram o ritmo do jogo e fecharam em 25/21, no contra-ataque de Verônica.
Para Luizomar, a Supercopa serviu como o último teste para a estréia da equipe na Superliga 03/ 04. "Quando voltarmos aos treinamentos, vou mostrar para as jogadoras todos os pontos fracos que pude perceber nesta competição. Vou conversar com o time e mostrar onde e como podemos melhorar, tanto coletivamente quanto individualmente. Vamos aproveitar esta reta final de preparação para ajustar os últimos detalhes para estrearmos bem na Superliga", ressaltou.

Apesar da derrota, o técnico do Macaé Sports, Airton Nascimento, ficou satisfeito com a atuação do seu time. "Foi uma partida muito equilibrada. Saímos com um gostinho amargo da derrota já que tivemos chances reais de vencer. Nos três sets que perdemos estivemos à frente durante toda a parcial e não conseguimos fechar. Mesmo assim, o nível deste jogo foi uma grata surpresa para mim. Conseguimos jogar de igual para igual com o time de Campos, que está em um estágio de treinamento superior ao nosso", disse.

Para o treinador, a equipe ainda precisa ajustar muitas coisas para a estréia na Superliga. "Temos muito trabalho pela frente. Precisamos melhorar em muitos fundamentos para o time ficar certinho e poder ter um bom desempenho na Superliga", concluiu Airton.

Fonte: Renata Luz