Notícias

Vibra fecha acordo para adquirir até 50% da Comerc e acelera planos de crescimento em energia


Vibra fecha acordo para adquirir até 50% da Comerc e acelera planos de crescimento em energia Vibra fecha acordo para adquirir até 50% da Comerc e acelera planos de crescimento em energia

Parceria vai ampliar participação da companhia na comercialização de energia elétrica e os investimentos em geração de energia através de fontes renováveis

A Vibra anunciou, nesta sexta-feira, 08/10, um acordo que permitirá adquirir até 50% da Comerc, uma das principais comercializadoras de energia do Brasil, com vasta experiência em fontes de energia renovável.

A Comerc possui atualmente um portfólio de produtos e serviços que alcança um volume de energia comercializada de aproximadamente 2 GW médios com mais de 3,4 mil unidades consumidoras sob gestão. Com sua reorganização a companhia passa a ser detentora de parques de geração solar cuja capacidade instalada ascende a 1.839 MWp, sendo 242 MWp em operação e o restante em implantação ou em desenvolvimento. Nos próximos anos, a Comerc será uma das principais investidoras em geração solar no país, seja por meio de usinas para atendimento ao mercado livre ou para geração distribuída.

"Vamos unir os nossos esforços, levar a expertise de Vibra no mercado de varejo para alavancar o crescimento da Comerc em comercialização livre de energia. Temos diversas oportunidades de cross-sell dos serviços prestados pela Comerc no portfólio de clientes corporativos da Vibra. Temos muita sinergia para proporcionar um grande crescimento", afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.

Com a participação da Vibra no negócio, nasce uma plataforma "energy as a service", que vai ajudar ainda mais os clientes a atingirem suas metas de transição energética e eficiência energética, alinhadas com as melhores práticas de ESG.

"Essa parceria representa uma aceleração importante em nossos planos de crescer na comercialização de energia elétrica de fontes renováveis, liderando a transição energética no Brasil. A Comerc já é uma empresa importantíssima no mercado de energia renovável e a entrada da Vibra permitirá uma capacidade de investimento em parques de geração de energia solar e eólica ainda maior. Juntos, teremos capacidade para, mais do que apoiar, viabilizar a transição energética dos nossos atuais e futuros consumidores. Estaremos sempre a postos para suprir qualquer demanda energética da sociedade brasileira", complementa Ferreira Junior.

O negócio representa mais um passo no reposicionamento da companhia para se tornar uma empresa de energia, privilegiando a transição energética e rumo a uma economia de baixo carbono. Nos últimos meses, a Vibra vem ampliando o seu portfólio de produtos e serviços, buscando as melhores parcerias e oportunidades para ir além da distribuição de combustíveis e lubrificantes e se tornar um dos maiores players do mercado de energia.

Para a realização da operação, a Vibra subscreveu debêntures conversíveis em ações ordinárias de emissão da Comerc, que representam 30% do seu capital social, comprometendo-se a transferir à Comerc, por meio da integralização das debêntures, o valor de R$ 2 bilhões; e assegurou opção para a aquisição de até 20% de ações ordinárias de emissão da Comerc, por um preço de R$ 1,25 bilhão. A integralização das debêntures está sujeita à verificação de determinadas condições precedentes, dentre elas a reorganização societária Comerc. As debêntures terão prazo de vencimento de 4 anos, sendo conversíveis em ações ordinárias até 28 de fevereiro de 2022. O exercício da opção de compra dos 20% remanescentes deverá se dar simultaneamente à conversão das debêntures e, no caso da confirmação desse exercício, Vibra passará a deter 50% das ações da Comerc. A conclusão da operação estará sujeita à verificação de determinadas condições precedentes, incluindo a obtenção da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE.

Sobre Vibra Energia - Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra Energia proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor.

No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.

Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias eletrointensivas, produtos químicos, supply house e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia possui mais de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.

Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina.

Faça bons negócios com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Lívia Martins Monteiro Rodrigues - In Press Porter Novelli