Notícias

Petrobras tem novo presidente ainda interino


Petrobras tem novo presidente interino Petrobras tem novo presidente interino

A companhia realizou Assembleia Geral Extraordinária (AGE) quando aprovou a destituição de Roberto da Cunha Castello Branco do cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras, o que acarretou sua saída também da Presidência da Petrobras, uma vez que o Presidente deve ser um dos membros do Conselho de Administração por força de previsão estatutária (artigo 20 do Estatuto Social da Petrobras).

Em decorrência da vacância na Presidência da companhia, o Presidente do Conselho de Administração nomeou como Presidente interino da companhia o Diretor Executivo de Exploração e Produção, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, até a eleição e posse de novo Presidente, nos termos do §4º do art. 27 do Estatuto Social da Petrobras.

Em nota a Petrobras esclareceu que os Diretores Executivos que já informaram que não têm interesse de renovar seus mandatos seguem em seus cargos até a posse dos seus sucessores, conforme divulgado em 24 de março de 2021.

A empresa agradeceu o importante trabalho realizado pelo Roberto Castello Branco, por sua liderança, dedicação e contribuição, desde sua chegada em janeiro de 2019 à frente da Presidência da companhia e como membro do Conselho de Administração. Roberto teve um papel fundamental para desalavancagem da companhia, melhoria da alocação de capital, com foco nos investimentos em ativos de classe mundial, e aceleração de desinvestimentos de ativos não prioritários. Através da implementação dos cinco pilares estratégicos, custos foram reduzidos e configurados para permanecerem em trajetória descendente, houve aumento da produtividade, aceleração da transformação digital, lançamento de compromissos de baixo carbono e sustentabilidade, e foco na meritocracia e criação de valor.

Após Assembleia Geral Extraordinária realizada na segunda, 10/04, sob a forma exclusivamente digital, foi deliberado e aprovado, por maioria, o seguinte:

I.    Destituição do Sr. Roberto da Cunha Castello Branco do cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras, o que, por força do disposto no § 3º do art. 141 da Lei das S/A, acarretou a destituição dos demais 7 (sete) membros do Conselho de Administração da Petrobras eleitos pelo processo do voto múltiplo na Assembleia Geral Ordinária de 22 de julho de 2020.

II.    Eleição de 8 (oito) membros do Conselho de Administração da Petrobras, pelo processo de voto múltiplo, conforme segue:

Sra. Cynthia Santana Silveira
Sr. Eduardo Bacellar Leal Ferreira
Sr. Joaquim Silva e Luna
Sr. Marcelo Gasparino da Silva
Sr. Márcio Andrade Weber
Sr. Murilo Marroquim de Souza
Sr. Ruy Flaks Schneider
Sra. Sonia Julia Sulzbeck Villalobos

III.    Eleição do Sr. Eduardo Bacellar Leal Ferreira como Presidente do Conselho de Administração.

Faça bons negócios com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Petrobras