Notícias

Conteúdo local fixo reduz atratividade para novos investimentos, diz Abespetro


Conteúdo local fixo reduz atratividade para novos investimentos, diz Abespetro Conteúdo local fixo reduz atratividade para novos investimentos, diz Abespetro

A fixação de índices de conteúdo local por lei pode gerar clara redução da atratividade para novos investimentos com impacto negativo significativo sobre a arrecadação da União, estados e municípios. A avaliação faz parte de uma nota de esclarecimento assinada pelo presidente da Abespetro, Cláudio Makarovsky, e o secretário-executivo da entidade, Gilson Coelho, e enviada para as comissões de Finanças e Tributação,  Constituição e Justiça e Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

No final de agosto, a Comissão de Minas e Energia aprovou relatório do deputado Altineu Côrtes (PP/RJ) favorável ao PL 9302/2017, que determina índices de conteúdo local para leilões de áreas exploratórias para petróleo e gás natural no país. O texto prevê que os compromissos de conteúdo local não serão adotados como critério de julgamento das ofertas na licitação, como já estão funcionando atualmente as concorrências da ANP.

O documento da Abespetro alerta que a medida estudada na Câmara repete a experiência mal-sucedida dos anos recentes de crise no setor, afetando as contas públicas e os serviços públicos em geral. Os altos índices de conteúdo local exigidos a partir da 7a rodada de licitações da ANP acabaram gerando uma série de multas milionárias e pedidos de waiver que acabaram em mudanças regulatórias promovidas pela agência durante o governo do ex-presidente Michel Temer.

A associação alerta ainda para a possibilidade de perda de competitividade em relação a outros países e criação de insegurança jurídica para investidores. “Diante dos percentuais rígidos e elevados de conteúdo local fixado em lei, haveria redução da atratividade para novos investimentos com impacto sobre a geração de empregos”, diz a nota.

A Abespetro defende que o conteúdo local deve continuar a ser regulamentado pela ANP, com a flexibilidade para mudar os valores de acordo com os contratos e levando em conta circunstâncias variáveis do mercado, do bloco de exploração e da cotação de barril do petróleo.

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: EP BR