Carreira & Mercado de Trabalho
ClickMacaé Empregos

7 características de uma redação de concurso nota 10

7 características de uma redação de concurso nota 10
[E-book] 8 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade em seus projetos ou de sua empresa

Confira a seguir 7 dicas para fazer uma redação nota 10 em concursos:

 
USE PALAVRAS-CHAVE
 
Um dos pontos mais importantes para fazer uma boa redação é seguir à risca o tema proposto. Para isso, você terá que lançar mão de palavras adequadas ao universo que estiver sendo tratado, não apenas para que o texto fique coerente, mas também para mostrar que você tem vocabulário o suficiente para falar sobre qualquer tema.

NÃO FUJA DO ASSUNTO
 
Como foi dito no item acima, siga à risca o tema proposto. É bom que isso seja levado à rigor mesmo, pois qualquer tipo de desvio costuma implicar em descontos na nota da sua redação. É por isso que a nota 10 chega aos que pensam simples. Não complique. Se o tema proposto é "Paralimpíada Rio 2016", por exemplo, fale sobre coisas que se relacionem com o evento e nada mais.
 
SIGA EM UMA SEQUÊNCIA LÓGICA
 
Toda redação que se preze deve ter um começo, meio e fim, ou em outras palavras, tese, desenvolvimento e conclusão. O raciocínio deve ser exposto de forma coesa, coerente e organizada, de modo que quando lido, se faça entender sem dúvidas. Nesse sentido, também é importante "amarrar" bem os argumentos, para que não haja margem para outras interpretações além daquela que você deseja provocar.
 
NÃO COMETA ERROS DE PORTUGUÊS
 
Como atender rigorosamente à norma culta da língua é obrigatório em redações de concursos, não vacile neste quesito. Se por acaso você tiver alguma dúvida quanto ao jeito correto de escrever uma palavra ou expressão, seja por questões de acentuação ou grafia, altere a sentença e use palavras que você domina melhor, sem alterar a ideia original.
 
AFASTE-SE DE OPINIÕES E PASSIONALIDADE
 
Uma redação nota 10 é objetiva e imparcial, portanto, livre de opiniões e qualquer tipo de impressão pessoal de quem a escreve. Não importa se você está escrevendo sobre algo que desperta em você o desejo de se manifestar, contra ou a favor. Aborde o assunto de maneira distanciada, sem entrar no mérito do que está certo ou errado. Tenha certeza que dessa forma suas chances aumentam.
 
ESCREVA COM LETRA LEGÍVEL
 
É claro que nem todas as pessoas são dotadas da habilidade de escrever com letra bonita, bem traçada. No entanto, é essencial que o que você escrever esteja, no mínimo, legível. Até porque de nada adianta fazer um baita texto que não será compreendido por ninguém. Aulas de caligrafia até podem ajudar, mas é bom mesmo estar calmo durante a prova. Assim a sua letra tende a sair melhor.

SEJA AUTÊNTICO EM SUA REDAÇÃO
 
Quando você for fazer uma prova de redação, não torne ela um exemplo perfeito do que sairia das mãos de um robô. Referências, expressões, termos existentes há anos, tudo isso deve ser usado, mas não de uma forma que meramente reproduz. É preciso mostrar também capacidade própria de desenvolver pensamentos, o que implica em permitir que se avalie a sua competência e originalidade. Não se esqueça disso.
 
Fonte: Preparado pra Valer

Conheça Nossos Cursos