Carreira & Mercado de Trabalho
ClickMacaé Empregos

5 verbos que ajudam a descobrir a profissão certa para você

5 verbos que ajudam a descobrir a profissão certa para você
[E-book] 8 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade em seus projetos ou de sua empresa

Instruir, ajudar ou multiplicar? Descubra seu dom de carreira a partir de 5 categorias de motivação propostas no livro “O que falta para você ser feliz”

Todo mundo tem um e ele pode ser a chave do sucesso profissional, desde sejam alinhadas preferências pessoais e possibilidades. É o que pode torná-lo a pessoa certa no lugar certo.
 
A máxima faz parte do livro “O que falta para você ser feliz” (Editora Gente) de Dominique Magalhães. “Proponho que devamos assumir e realizar esse dom, buscando o equilíbrio em trabalhar beneficiando o outro, através de sua vocação, dentro da situação do mercado de trabalho escolhida”, revela a autora a EXAME.com.
 
O livro, segundo ela é um ponto de partida para uma busca interior. O objetivo é estimular seus leitores a se questionar e encontrar suas próprias respostas.
 
Para isso, Dominique desenvolveu um método para ajudar pessoas a descobrir o seu dom por meio de categorias de motivação.
 
“Entender o que motiva uma pessoa é a chave para criar um projeto de vida que abranja o maior número de seus talentos orientados para uma finalidade prazerosa, rentável e – determinante para a satisfação pessoal – de impacto positivo sobre a sociedade”, diz.
 
Assim, cada categoria de motivação é definida por um verbo. “Verbo indica ação, ação busca resultados”, justifica. Confira quais são os cinco verbos e veja as profissões ligadas a cada um deles:
 
1. Ajudar
 
“Seu prazer está em oferecer qualquer tipo de alívio, amenizar angústias, promover a cura, facilitar rotinas, resolver problemas mediar conflitos e organizar pensamentos”, escreve a autora.
 
Profissionais que se enquadram nesta categoria: médicos, terapeutas, assessores, advogados, corretores, consultores, líderes espirituais, desenvolvedores de software, e personais (de todos os tipos).
 
2. Instruir
 
Quem tem a motivação ancorada no verbo instruir age para melhorar o mundo transmitindo e sistematizando conhecimento e informação.
 
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: professores, jornalistas, pesquisadores, escritores, treinadores, analistas de sistemas e analistas de redes sociais.
 
3. Entreter
 
A missão aqui é divertir, distrair, promover a quebra de rotina e a elevação do espírito, segundo a autora.
 
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: músicos, atores, palhaços, comediantes, bailarinos, contadores de histórias e palestrantes.
 
4. Embelezar
 
São pessoas que tem como propósito melhorar a experiência humana por meio da estética, da organização, da precisão e da harmonia, escreve Dominique.
 
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: engenheiros, arquitetos, paisagistas, pintores, designers, jardineiros, cabeleireiros, manicures, maquiadores, chefs de cozinha.
 
5. Multiplicar
 
Os multiplicadores são as pessoas que tornam a vida das pessoas mais confortável, produzindo e ampliando riquezas. 
 
Alguns profissionais que se enquadram nesta categoria: economistas, gestores de finanças, negociantes, investidores e empreendedores.
 
Fonte: Exame

Conheça Nossos Cursos