Carreira & Mercado de Trabalho
ClickMacaé Empregos

Você daria um emprego a você mesmo? Pense nisso!

Você daria um emprego a você mesmo? Pense nisso!
[E-book] 8 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade em seus projetos ou de sua empresa

Considere seu currículo a chave para abrir a porta da empresa. Como as chaves, ele não abrirá as portas de todas as empresas, mas de uma delas. Alguns fatores como falta de afinidade entre o perfil do candidato e o perfil da empresa, disputa com outros candidatos mais qualificados, salário incompatível com o cargo pretendido, erros técnicos na sua elaboração, falta de capacitação para o cargo e falta de objetivos do candidato podem impedir essa abertura.

Se você imagina chamar a atenção do selecionador enviando um currículo fora dos padrões, saiba que o excesso de criatividade tem hora e lugar para ser demonstrado e este não é o momento. A apresentação do currículo não deve chamar mais atenção do que as informações nele contidas. Existem exemplos absurdos como currículos em forma de origami, enviados em papéis de cores fortes, escritos à mão, enviados em caixas embaladas para presentes.

Imagine um CV com 75 folhas. São 75 folhas. Você acha absurdo? Eu também achei e costumo citá-lo como exemplo de "currículo de peso", exemplo que não deve ser seguido. Mesmo o profissional com muitas realizações deve encontrar uma forma resumida de mencioná-las. Outros detalhes podem ser conversados durante a entrevista.

Lembre-se! O papel do currículo é abrir portas e não fechá-las.

Nessa etapa, vai ter maior destaque o candidato que despertar o interesse do selecionador, através da clareza de informações, do bom desempenho profissional, da capacidade de crescimento e do diferencial que lhe dará vantagem sobre os outros. Um gerente com domínio de inglês estará competindo com candidatos iguais a ele, mas se também domina o espanhol e a empresa exporta para países da América Latina, ele se sobressairá. Uma secretária bilíngue ganhará pontos se tiver conhecimento da língua de origem da multinacional que a estiver contratando.

O processo de recrutamento

Antes de abordarmos os aspectos técnicos da elaboração do currículo, quero mostrar como funciona o processo de seleção, para que alguns pontos sejam esclarecidos e fique mais fácil compreender o porquê de algumas regras.

Quando uma empresa recruta profissionais, normalmente ela tem pressa em selecionar o candidato ideal. E você pode estar disputando uma vaga com uma, dez ou trezentas pessoas em condições semelhantes às suas. A primeira preocupação da selecionadora é separar os CV em três categorias: potenciais, talvez e recusados.

Os primeiros serão convocados para a entrevista; enquanto os demais, dependendo da empresa, poderão receber uma carta agradecendo a participação e comunicando o preenchimento da vaga.

A falta de clareza, falha técnica na apresentação, omissão da idade e datas, e falta de qualificação são os principais fatores responsáveis pela eliminação nesta fase. Um currículo acompanhado de uma carta de apresentação mostrando seus objetivos de forma clara e objetiva, pode ser uma chave eficaz para abrir a porta da empresa. Recomenda-se que a carta seja enviada se for redigida corretamente.

Devido à quantidade de currículos recebidos, as selecionadoras precisam agir com rapidez e precisão, lendo e analisando as informações. Para facilitar o processo, foram criadas algumas técnicas e regras:

Não esqueça que a função do CV é "vender" sua imagem e destacar sua experiência profissional. A primeira página é decisiva porque pode despertar o interesse da Selecionadora ou não. Deixe transparecer objetividade, positivismo e comunicabilidade.

A linguagem deve ser clara e objetiva. Revise o texto para evitar erros gramaticais e de acentuação. Não mencione suas experiências na terceira pessoa (realizou, participou, coordenou, cumpriu). Utilize as palavras realização do projeto..., participação como líder..., coordenação do projeto..., cumprimento de metas... Procure mostrar os resultados positivos de suas atividades.

Destaque seus pontos fortes, como estabilidade, profunda experiência e liderança, sem exageros. Mantenha o equilíbrio e o bom-senso. As informações devem ser verídicas, pois as empresas checam os . Mesmo assim, há pessoas que insistem em valorizar o CV alterando sobre formação acadêmica, antigos empregadores e realizações no trabalho. Não use formulários prontos. São impessoais e demonstram pouca dedicação na elaboração de um trabalho tão importante.

Conheça Nossos Cursos