Carreira & Mercado de Trabalho
ClickMacaé Empregos

Conheça as áreas onde o profissional de petróleo e gás trabalha

Conheça as áreas onde o profissional de petróleo e gás trabalha
[E-book] 8 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade em seus projetos ou de sua empresa

Plataforma:
Grande parte da produção de petróleo do Brasil, hoje, é feita com apoio de estruturas em alto mar (offshore), onde profissionais técnicos trabalham em plataformas e navios. Petróleo e gás natural são produzidos nestas regiões petrolíferas offshore e levados por navio, ou por tubulações, até os terminais e refinarias em terra.

Embarcação:
Uma vez produzido, o petróleo o gás natural precisam ser transportados até os terminais e refinarias. Este transporte é realizado por navios e/ou por uma rede de “estradas invisíveis”, formada por quilômetros de dutos que interligam as regiões de produção aos locais de armazenamento e refino de petróleo.

Rebocador:
Um rebocador é um barco projetado para empurrar, puxar e rebocar barcaças ou navios em manobras delicadas como atracação e desatracação. Rebocadores são caracterizados por ter pequeno porte, motores potentes e alta capacidade de manobra.

Plantas Químicas e Pesquisa
Produtos tão diferentes como batom, chiclete, plástico, resinas e velas, têm em comum que todos contém derivados de petróleo, como a parafina e a nafta, em sua composição. As refinarias de petróleo produzem a matéria-prima para as petroquímicas que, por sua vez, transformam estes derivados de petróleo que recebem em produtos essenciais para o dia a dia da sociedade. Atualmente, um dos segmentos industriais em que há mais desenvolvimento de tecnologia é a petroquímica e a indústria química, impulsionados pelas novas descobertas do segmento de petróleo e gás natural.

Campo Terrestre
A produção de petróleo e gás natural também ocorre em terra. Os resultados obtidos pela produção terrestre na última década têm se mantido constantes, ao contrário do que poderia se esperar de áreas maduras e já muito exploradas. Esta manutenção só está sendo possível porque as empresas especializadas em petróleo e gás natural estão sempre desenvolvendo novas tecnologias para aumentar a vida útil das regiões petrolíferas em terra.

Refinarias
As refinarias são complexos industriais onde ocorrem atividades de refino do petróleo e tratamento do gás natural. O petróleo entra na refinaria através de tubulações e navios, para então ser refinado e produzir os chamados derivados de petróleo. Os principais derivados de petróleo que são produzidos em uma refinaria são: diesel, gás liquefeito de petróleo-GLP, gasolina, lubrificantes, nafta, óleo combustível e querosene de aviação.

Armazenagem
Nesta etapa da cadeia produtiva, os materiais derivados do petróleo ou gás natural costumam ser armazenados ou estocados dependendo de suas naturezas. Há reservatórios superficiais e subterrâneos para cada tipo de material.

Transporte e Distribuição
A distribuição é a última etapa da cadeia produtiva, dentro do segmento do petróleo e gás. Trata-se do momento em que o combustível, ou seja, a energia, produzida nas refinarias, e transportada por tubulações, navios ou caminhões-tanque, chega ao consumidor para poder aquecer e iluminar seus lares, movimentar os meios de transporte, fornecer eletricidade para as cidades, enfim, permitir ao homem moderno desenvolver plenamente todas as suas atividades

Se você está buscando trabalhar em alguns desses setores, o Click Macaé é uma excelente opção. Por ser o maior portal do setor de óleo e gás, as empresas inserem, diariamente, vagas de empregos, onde os profissionais podem cadastrar seus currículos, e submeterem-se ao potencial recrutamento.

Empregos:
Acesse este link, e cadastre seu currículo, escolhendo acesso por 4 meses, 1, ou dois anos: https://lnkd.in/dQxycnj

Conheça Nossos Cursos