Notícias

Príncipe da Noruega visitará estaleiro e e irá inaugurar fábrica de tintas no Rio de Janeiro


O príncipe herdeiro da Noruega, Haakon, cumpre agenda no Brasil entre os dias 16 e 19 de novembro. A programação prevê uma visita ao estaleiro VARD, em Niterói (RJ), além da inauguração da fábrica de tintas anti-corrosivas para o setor naval da Jotun, em Itaboraí, que fica a 52 quilômetros do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele pretende destacar a cooperação para uso da tecnologia norueguesa na construção naval e conhecer uma embarcação que está sendo construída para o grupo DOF.

A fábrica de Itaboraí teve sua produção iniciada no último dia 13 de julho e é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), em parceria com o DNB, da Noruega. A Jotun-Itaboraí ocupa atualmente um terreno de 130 mil metros quadrados e tem capacidade inicial de produção de 10 milhões de litros de tinta por ano.

Em Brasília, o príncipe herdeiro terá reuniões com o vice-presidente, Michel Temer, empresários e ex-alunos do programa Ciência sem Fronteiras, que estudaram na Noruega. Em Belém (PA), o príncipe cumprirá uma agenda de dois dias que começa com o Seminário Noruega-Brasil sobre biodiversidade e alterações climáticas, e com a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre cooperação acadêmica.

Além do príncipe, compõem a comitiva a ministra do comércio e indústria, Monica Maeland, e cinco vice-ministros: Morten Hoglund, das relações exteriores; Amund Drønen Ringdal (das Pescas); Kåre Fostervold (Petróleo e Energia); Lars Andreas Lunde (Clima e Meio Ambiente) e Bjørn Haugstad, (Educação e Investigação). Os empresários noruegueses da delegação que visitará o Brasil participarão de seminários e mesas redondas sobre comércio e oportunidades na indústria entre os dois países.

Fonte: Portos e Navios