Notícias

Onip, Lenep e Sebrae apoiam prefeitura no Parque Tecnológico


O coordenador do Parque Tecnológico da Prefeitura de Macaé (Macaé Techno Park), Carlos Eduardo Lopes, se reuniu na quarta-feira (24/06), segundo dia da Brasil Offshore, com executivos do Sebrae, da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), no estande do Sebrae. A reunião traçou um plano de ação que se iniciará com um diagnóstico de empresas com potencial de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
 
Ligado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Parque Tecnológico visa estimular a produção de tecnologia no município, inclusive com vistas à exportação. A ideia é que as empresas passem a desenvolver tecnologia em Macaé, fomentando o setor e criando uma alternativa na economia.
 
- Na reunião, foi feita uma proposta em conjunto para o levantamento de empresas que possam ser incluídas no Parque Tecnológico de Macaé e no projeto de cluster do Rio de Janeiro - destacou o superintendente da Onip, Carlos Soligo Camerini.
 
O gerente de articulação institucional do Sebrae, Frederico Novaes, comentou que o foco do Sebrae é o desenvolvimento de pequenos negócios. "O Sebrae tem vários projetos mantendo a propriedade nas empresas, fornece o apoio para o desenvolvimento de tecnologia nas empresas e dá suporte ao projeto", pontuou.
 
Já o Lenep será o Núcleo de Inovação Tecnológica na área do petróleo dentro do Parque Tecnológico. "O foco será montar núcleo de pesquisa", detalhou o coordenador do Lenep, Fernando Moraes.
 
Parque Tecnológico está montado no Novo Cavaleiros
 
De acordo com  o coordenador do Parque Tecnológico da Prefeitura de Macaé, Carlos Eduardo Lopes, o parque utiliza a estrutura do recém criado Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), que substitui o Instituto Macaé de Meteorologia e Tecnologia (IMMT), no Novo Cavaleiros.
 
- O IMCT é o gestor do Parque Tecnológico, a primeira atividade é a Incubadora de Empresas, já iniciamos o programa de pré-incubação, alguns laboratórios da UFRJ estão dentro do instituto e vamos começar ali o Parque Tecnológico, induzindo novos projetos de P&D com as empresas - explicou Carlos Eduardo, acrescentando que a reunião definiu parceiros que já desenvolvem atividades importantes em conjunto.
 
A Incubadora é focada em empreendimentos tecnológicos e é um espaço destinado a abrigar e apoiar empresas nascentes de perfil tecnológico, oriundas do setor produtivo e das universidades.
 
O coordenador do Parque Tecnológico ressaltou que há uma área na Linha Verde que será construída para abrigar os centros de pesquisas das empresas do Parque Tecnológico em parceria com outras instalações que estão sendo implantadas para dar corpo ao projeto. A área de 258 mil metros quadrados fica ao lado da Cidade Universitária e do polo empresarial do Novo Cavaleiros, oferece 33 lotes destinados às empresas, com áreas de 875 metros quadrados, 1.250 metros quadrados e 2.670 metros quadrados.

Fonte: Comunicação Social - Macaé