Notícias

IMMT e UFRJ qualificam estudantes de Engenharia Mecânica


Na tarde de segunda-feira (24/11), 30 estudantes do 6º período do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, tiveram aulas nos laboratórios do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). Eles são da disciplina Instrumentação das Grandezas Mecânicas.
 
De acordo com o diretor presidente do IMMT, professor Luiz Carlos Castro, essas aulas capacitam os alunos na esfera prática para as áreas de metrologia aplicada, onde elas são ferramentas de qualidade nos processos produtivos da indústria. “As aulas garantem mão de obra mais qualificada, devido à vivência dos alunos nos laboratórios”, afirmou.
 
O professor do grupo da disciplina de Instrumentação das Grandezas Mecânicas, João Sant’Anna, disse que os alunos praticam atividades de medição das diversas grandezas utilizadas na engenharia tais como: temperatura, pressão, medição linear e de massa.
 
- Essas atividades fornecem aos alunos o conhecimento necessário para a prática no exercício de suas futuras funções, bem como conhecimento dos princípios de funcionamento dos diversos instrumentos utilizados na Engenharia Mecânica -, afirmou.
 
Os alunos também foram orientados pelos técnicos especialistas do IMMT Antônio Leal (medição linear), Dílson Fiúza (medição de grandeza de pressão) e Aline Bragança (medição elétrica).
 
Aulas práticas têm grande importância
 
A estudante Tamires Souza Aguiar, 23 anos, do 6º período de Engenharia Mecânica, afirmou que está vendo na prática tudo que aprende na teoria. “Já estive em todos os laboratórios do IMMT e estou vivenciando a experiência profissional que terei quando formada”, avaliou.
 
Já Wanderley Mendes dos Reis, 36 anos, disse que a experiência agrega conhecimento antes de chegar às empresas. “Percebemos que em grandes produções, um décimo acrescenta erro na produção final”, explicou.

Fonte: Comunicação Social - Macaé