Notícias

Navio Cidade de Mangaratiba deixa estaleiro rumo ao pré-sal


O Navio-plataforma (Floating Production Storage Offloading Unit - FPSO, em inglês) Cidade de Mangaratiba saiu do estaleiro BrasFels, localizado em Angra dos Reis (RJ), no sábado (16/08).

A embarcação foi construída pelo consórcio Schahin - Modec e vai operar na área de Iracema Sul, no campo de Lula, localizada no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Com conteúdo local previsto de 65%, a construção e integração de módulos, no Brasil, envolveu quatro sites de obras no Rio de Janeiro, localizados em Itaguaí, Ilha do Fundão, Niterói, Angra dos Reis, além de um na Bahia.

Ancorado a 240 km da costa, em águas com profundidade de 2.200 metros, o Cidade de Mangaratiba será conectado a 8 poços produtores e 8 injetores, tendo capacidade para produzir 150 mil barris de óleo e comprimir 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, e para armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo.

Além disso, tem capacidade para injetar 240 mil barris de água por dia. A produção de petróleo deverá ser iniciada no quarto trimestre deste ano.

FPSO

FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

São navios-plataforma com capacidade para separar o petróleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga para, finalmente, transferi-lo para navios petroleiros, que serão os responsáveis pelo seu transporte. Além disso, o gás produzido será exportado para terra via gasoduto.

Fonte: Agência Petrobras