Quissama

Notícias

Novas atribuições do Plano Diretor de Quissamã


O Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Quissamã está avançando cada vez mais. A reunião da última quarta-feira, evolvendo o Núcleo Articulador do plano (Nuplan) decidiu questões básicas, como o regimento interno, o encaminhamento dos trabalhos e a eleição de um coordenador.

Neste aspecto, a opção unânime do grupo foi pela curadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, Helianna Barcellos de Oliveira. Após isto, outros encontros foram previstos pelos participantes, que incluirão decisões sobre o envolvimento de universitários do município no projeto até se chegar ao fórum, com a mobilização da comunidade.

Segundo a coordenadora, as discussões continuarão em torno da questão sobre qual a Quissamã que queremos. "O melhor é que haja uma cidade sem os vícios dos grandes centros. Temos que arrumar a casa e precisamos do envolvimento da sociedade", salientou Helianna, ressaltando a necessidade de um equilíbrio entre os diversos aspectos. Decidindo as pautas, ela disse ainda que a próxima reunião do Nuplan deve acontecer no dia 17 ou 18 de agosto - a data correta será comunicada com antecedência.

Na reunião de quarta-feira houve um direcionamento maior em torno plano. A partir do momento em que já foi aprovado o regimento interno, o núcleo passará a ter uma certa autonomia, funcionando como multiplicador na mobilização da população para a participação no Plano Diretor.

De acordo com uma das componentes da equipe técnica, Maria Clara Carneiro da Silva Peixoto, as próximas atribuições do Nuplan são organizar o fórum e, antes disto, o seminário com os estudantes universitários bolsistas.

"Além de participarem com sugestões, os estudantes poderão ajudar a divulgar o plano no município", ressaltou.

A mobilização da população pode acontecer também através da internet. No site da prefeitura, www.quissama.rj.gov.br, os interessados encontrarão um link do Plano Diretor disponibilizando a elaboração de sugestões, que serão consideradas pela coordenação do plano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Quissamã