Quissama

Notícias

Curso capacita profissionais da Casa Abrigo de Quissamã


A Secretaria de Ação Social e Habitação promoveu na sexta-feira, 29/07, o Curso de Capacitação de Profissionais da Casa Abrigo voltado para reflexão e atualização sobre diversos temas relacionados a infância e adolescência com os profissionais que trabalham na Casa Abrigo de Quissamã.
 
O curso, iniciado na sexta passada, foi ministrado por duas professoras de serviço social da Universidade Federal Fluminense, através do Convênio com o Projeto ATAS - Apoio ao Trabalho do Assistente Social . Foram enfocadas questões presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a evolução da legislação específica desde a década de 70. A Diretora da Casa Abrigo ressaltou que todos os profissionais que lidam com as crianças, incluindo os guardas municipais que trabalham no local, participaram do curso. “Esses momentos são muito importantes para a atualização e reflexão sobre o conteúdo do ECA e a atuação junto as crianças”, disse.
 
Atualmente a Casa Abrigo acolhe 19 crianças que vão de 0 a 17 anos. A instituição possui um corpo técnico composto por psicólogo e assistente social com objetivo principal de promover a inserção da criança de volta ao seu lar.
 
Para a Secretária de Ação Social e Habitação de Quissamã, Cristiane Borba Pessanha, os profissionais da Casa Abrigo têm que ter sensibilidade para lidarem com as crianças que apresentam realidades de vida muito diferenciadas.

“A Secretaria tem a obrigação de ajudar na formação dessas crianças, tornando-as cidadãs e fornecendo a capacitação profissional e estabilidade emocional para estarem preparadas para a vida. Por isso é muito importante que os profissionais tenham conhecimento da legislação específica e estejam motivados para o trabalho”, diz.

Cristiane ressalta ainda os inúmeros investimentos que têm sido feitos na Casa Abrigo que vão desde a formação da equipe técnica até o projeto de um novo prédio para a instituição, nos moldes de uma Casa Lar com área de convivência, que já está em fase de elaboração.

Fonte: Evelyn Valente - Coordenadoria de Comunicação