Quissama

Notícias

I Etapa de Surf Estadual e II Campeonato local prometem agitar Barra do Furado


Quissamã, será palco da primeira etapa do Circuito da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro/FESERJ 2005. O desafio será na praia de Barra do Furado em Quissamã, nos próximos dias 29,30 e 31, quando acontecerá também a II Etapa do Circuito Barra Surf Clube. As competições locais, Circuito BSC, serão disputadas no dia 29, nas categorias Open Local,
Iniciante Local e Master Local, já no estadual, Circuito FESERJ que acontecerão nos dias 30 e 31, competirão as categorias Open, Master, Junior e Feminino.

O presidente da Associação  Barra Surf Club, Paulo Parente informou que o evento é muito concorrido por surfistas quissamaenses e  visitantes -

"Estamos esperando cerca de 200 competidores, que vêem do Rio, Niteroi, Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo e muitos outros municípios do litoral do estado, além dos surfistas de Barra do Furado" disse.

Parente elogiou a estrutura oferecida  para a prática do surf em Quissamã  que coloca a praia de Barra do Furado no roteiro de grandes competições de surf, em belas praias  do Rio de Janeiro. " As segunda etapa deste campeonato será na praia de Geribá em Búzios e a terceira na Prainha, no Rio" confirmou.

O Coordenador Especial de Esportes, Luiz Felipe Almeida ressaltou a importância da inserção dos jovens da localidade de Barra do Furado na prática desta modalidade esportiva. 

"É importante para os jovens de Barra do Furado participarem de campeonatos abertos de surf. São filhos de pescadores e conhecedores daquele litoral." Comentou.

A realização do evento é da prefeitura de Quissamã, através da Coordenadoria de Esportes e a organização conta com a colaboração da Federação de Surfe do Rio de Janeiro/FESERJ e da Associação Barra Surf Clube/ABSC com o patrocínio da Free Surf e apoio das pranchas Crivella. 

As premiações serão 15 pranchas de surf crivella, 5 blocos Bennett e 28 kites de roupas free surf e crivella.

Conheça um pouco o balneário de Barra do furado

O Balneário de Barra do Furado recebe milhares de turistas no verão. O local tem atraído muitos jovens, principalmente os amantes do Surf, pois o mar é considerado o melhor da região para a prática do esporte, além de possuir, no local, um palanque fixo para as competições desta modalidade.

O local oferece tudo, e mais um pouco, que o visitante gosta. Conhecido como local dos mais agradáveis da região, Barra do Furado tem além de tudo uma história rica, sendo o primeiro lugar a ser habitado em Quissamã. Ali os sete capitães, em 1633, instalaram o primeiro curral,
dando início ao ciclo da pecuária nas terras que iam do Rio Iguaçú ao Rio Macaé. O nome da localidade se deve a barra que ali existia onde hoje fica o Canal das Flechas. Segundo o Visconde de Araruama, no livro, "Memórias Topográficas dos Campos do Goitacazes" o Rio Iguaçú recebia as águas de mais quatro rios e desembocava na barra que às vezes ficava até um ano
aberta, por isto o local se chamou Furado "devido ao furo que o rio fazia no mar". A primeira igreja erguida no local data de 1694.

Outra característica que faz de Barra do Furado um ótimo local para ser visitado é a hospitalidade da população, formada basicamente por pescadores ou descendentes deles. Conversadores, os moradores de Barra do Furado fazem o turista se sentir em casa, cativando a simpatia de todos
que por ali passam. O balneário possui saneamento básico completo, e rede de distribuição de água. Visando atender os turistas foi criada a Associação de Artesãs de Barra do Furado, a ArtBarra composta por esposas de pescadores que vendem seus produtos no quiosque situado na praça da localidade.

Por tudo isto Barra do Furado é um dos locais de Quissamã mais visitados por turistas de todos os locais, pois oferece  infra-estrutura para receber, e todo acolhimento necessário a quem quer passar um final de semana agradável e inesquecível.

Fonte: Comunicação - Quissamã