Quissama

Notícias

Próximos passos do Plano Diretor de Quissamã


Qual é a Quissamã que queremos? Esta única pergunta trará respostas para o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentado do município, cujo planejamento começou em janeiro, com reuniões de secretários e vereadores com consultores. Os caminhos continuaram e já na próxima semana iniciam-se as primeiras reuniões temáticas para o plano. Segundo a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Regina Celi Silva, o Plano Diretor é um planejamento para o futuro da cidade.

Realizadas entre os dias 11 e 13 de julho, essas mini-audiências temáticas para o Plano Diretor terão desdobramento, até se chegar, mais tarde, na etapa da audiência pública do projeto. De acordo com Regina, este momento futuro será a penúltima fase do plano. "Na ocasião, haverá um grande fórum para que os cidadãos participem da conclusão do Plano Diretor de Quissamã", explicou, ressaltando que o estatuto da cidade determina que os municípios devem planejar seu desenvolvimento, através do Plano Diretor.

Caractarizando o sentido do plano, a secretária disse que trata-se de um
instrumento contendo as macro diretrizes para o desenvolvimento do
município. Isto envolve não apenas a cidade, mas todo território, além do zoneamento de uso e ocupação do solo, gerando um reordenamento
físico-territorial para o crescimento de Quissamã, assegurando um
município ambientualmente equilibrado para a sua sustentabilidade.

Segmento - O Plano Diretor será participativo e a comunidade terá a
oportunidade de atuar na construção deste pacto, inclusive pelo site da
PMQ (em fase de elaboração), dando todas as sugestões sobre o assunto. Na verdade, a comunidade já vem participando, através do programa municipal Governo Itinerante, onde seus anseios servirão de subsídios para a compreensão da realidade local.

"Outros dados servirão se subsídios para o Plano Diretor", ressaltou
Regina, lembrando que o governo anterior realizou em 2004 uma ampla pesquisa, 'Conhecendo Quissamã', que trouxe um "importante diagnóstico" do município.

Além disso, outros importantes trabalhos e pesquisas realizados no
município por instituições, nos últimos anos, traçaram também uma
realidade do território, nos aspectos físico e social, identificando
potencialidades a serem consideradas na proposta do Plano Diretor.

Depois de todos os complementos, a apresentação popular e os ajustes
necessários, o Plano Diretor precisará ser aprovado pela Câmara de
Vereadores, provavelmente no início de 2006. "O governo federal dá prazo para a conclusão até o final do próximo ano", lembrou a secretária, mostrando mais um avanço na questão.

Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação
Contato: Ana Cláudia Rodrigues
(22) 2768 9300

Fonte: Coordenadoria de Comunicação