Brasil Offshore 2005

Notícias

Tanque portátil da Rentank será mostrado na feira


Marinha aprova linha completa de tanques portáteis  offshore para levar produtos perigosos até plataformas de petróleo

Após décadas com um sistema adaptado, o transporte de substâncias perigosas em alto mar para as plataformas da Petrobrás, por exemplo, poderá finalmente ser feito de acordo com os padrões mais rígidos de segurança marítima e ambiental, estabelecidos no IMDG Code (International Maritime Dangerous Goods Code) da IMO – International Maritime Offshore, nas normas UN-31-A (Orange Book) de proteção ambiental marítima criado pela ONU, e todas as demais normas da Marinha do Brasil. Uma nova linha de tanques portáteis offshore desenvolvidos para atender as necessidades do mercado brasileiro acaba de ser lançada pela Rentank, tradicional e pioneira fabricante de IBC´s (Intermediate Bulk Container). A apresentação para o mercado da linha RIE acontecerá na Brasil Offshore, de 15 a 17 de junho, em Macaé, RJ.

O tanque portátil RIE é um equipamento multimodal com capacidade superior a 450 litros utilizado no transporte de substâncias perigosas, sendo projetado para sofrer impactos em diversas direções e trabalhar com pressões internas elevadas sem sofrer deformações permanentes ou apresentar vazamentos de quaisquer natureza. O RIE é o único do tipo permitido pela legislação nacional e internacional para trabalhos de movimentação em águas abertas por causa da sua alta resistência estrutural.

Os equipamentos da Rentank foram submetidos a diversos ensaios de desempenho durante os dias 29 e 30 de março deste ano, na presença das autoridades do DPC (Diretoria de Portos e Costas – Divisão Homologação – Departamento de Material) da Marinha e foram considerados aprovados. São os primeiros tanques portáteis capazes de efetivamente resistir a todos os choques da operação de carga em mar aberto, sob quaisquer condições.

Disputa:

O mercado de transporte de produtos para plataformas offshore na costa brasileira compreende um negócio milionário. Elemento vital para o funcionamento das mega instalações das exploradoras de petróleo, tais ações de suprimento compreendem complexas atividades de logística. A preocupação central deve ser a de evitar acidentes que acarretem em danos ao meio ambiente, por causa do intenso abastecimento com substâncias perigosas. Com a entrada do RIE no mercado, a disputa comercial será intensa.

Hoje, os fornecedores da Petrobrás transportam milhares de produtos, na maioria perigosos, em IBCs, que são apenas homologados para o transporte terrestre e marítimo (sem movimentações em águas abertas), não sendo permitido as operações de carga e descarga em plataformas offshore, a não ser que estejam dentro de um container ou de uma gaiola de proteção homologada para este fim.

Os testes realizados demonstram que o grau de segurança nessas condições chega a ser três vezes inferior ao oferecido pelos novos tanques portáteis.

Inovação em segurança:

Para resolver uma série de problemas de segurança, padronização, logística e manutenção da frota de tanques que transportam produtos perigosos para as plataformas de petróleo offshore, a área de inovação da Rentank resolveu criar uma nova linha de tanques homologados para acabar de vez com a necessidade de manter os equipamentos parados devido a problemas localizados na estrutura de proteção.

O tanque da Linha RIE possui facilidade de manutenção e substituição da estrutura. O projeto foi concebido para que se tenham dois conjuntos separados (tanque completo com todos os acessórios e estrutura bi-partida de reforço); zincagem a fogo ao invés da pintura epóxi (propiciando maior proteção quanto à corrosão e facilidade de reparos localizados); ampliação da segurança operacional com bocal de saída composto de duas válvulas, além de engate rápido tipo petroquímico e tampão de segurança com válvula para alívio de pressão e vácuo com corta chamas; estrutura de proteção capaz de resistir a uma carga de duas e meia vezes a sua massa bruta admissível; sistema de içamento capaz de suportar cargas de duas e meia vezes a sua massa bruta admissível; capacidade de suportar pressão interna de no mínimo 1,77 bar; estabilidade para inclinações em até 30 graus.

Sobre a Rentank:

A Rentank constitui-se  em um grupo de empresas de capital nacional e que atua nos segmentos de contentores de aço inoxidável para transporte e armazenagem de produtos químicos, alimentícios, farmacêuticos e tintas (Divisão Minitank), contentores articulados para transporte e armazenagem de produtos químicos, alimentícios, farmacêuticos, tintas (Divisão  Minitank), cobertura de áreas com galpões estruturados em aço e cobertura vinílica  (Divisão MacroGalpões), logística integrada de produtos químicos, diagnósticos e correlatos de farmacêuticos e produção química (Anfolabor), ordenhadeiras mecânicas e resfriadores de leite (Sulinox), tanques para armazenagem, transporte e processo de produtos químicos, alimentícios, farmacêuticos e tintas (Divisão Industrial) e na limpeza de tanques e descarte de resíduos químicos (Divisão Serviços).

Em atividade desde  1980, a Rentank tem seis unidades industriais em Taboão da Serra (SP) e três unidades industriais em  Porto Alegre (RS).

Fonte: Joyce Matsushita