Brasil Offshore 2005

Notícias

Pequenas e médias podem ter fechado negócios de R$ 44 milhões


Elas chegaram aos poucos e logo foram apresentadas às grandes companhias de petróleo e gás. Três dias de conversa durante a feira Brasil Offshore e promessas de contato para consolidar o namoro poderão garantir agora cerca de R$ 44 milhões em negócios às pequenas e médias empresas de serviços e materiais.

De acordo com diretor-geral da Organização da Indústria do Petróleo (Onip), Elói Fernández y Fernández, esses poderão ser os frutos das rodadas de negócios promovidas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Sebrae-RJ e Onip, durante a feira, realizada na semana passada, em Macaé. Os dados foram levantados com base em questionários respondidos por empresas participantes.

A idéia dos encontros, explica Fernández, era propiciar um primeiro contato entre 17 companhias de peso (como Petrobras, Schlumberger e e Halliburton, com empresas menores e que dificilmente passariam da porta principal das grandes compradoras sem a ajuda de um cupido. Ao todo, foram 700 reuniões, sendo 620 pré-agendadas, que deixaram o mercado fornecedor otimista.

- Fizemos uma pesquisa e vimos que 85% das empresas que participaram da reunião acharam os encontros bons ou ótimos. Já fizemos essa experiência na Rio Oil and Gas, no ano passado, em Vitória, neste ano, e agora na Brasil Offshore. Se você coloca o pequeno fornecedor que não tem estrutura em contato com grandes compradores, terá boas chandes - diz.

A idéia da Onip, explica Elói, é acompanhar a evolução dessas parcerias.

- Na medida em que a empresa tem sucesso em uma primeira operação, a probalibidade de que consiga fechar outros negócios é enorme - diz.

De acordo com o superintendente da Onip e do IBP na Bacia de Campos, Alfredo Renault, cerca de 130 empresas pequenas e médias, além de 17 âncoras, participaram do projeto.

A Onip e o Sebrae tentaram encaixar nas reuniões não apenas produtos pesados, mas também outros bens e serviços. Entre os itens requisitados estavam de materiais elétricos e de instrumentação a válvulas, motores, filtros e até mesmo produtos alimentícios.

No ano passado, as rodadas de negócios da Rio Oil and Gas renderam cerca de R$ 27 milhões, resultantes da venda de 2 mil itens. Ao todo, 196 fornecedoras se inscreveram para participar da rodada, sendo 50 do Rio, 40 de Campos e de Macaé e dez de Nitéroi e da capital. Pelo menos 30% dessas empresas conseguiram fechar negócios na época.

Fonte: O Globo On