Brasil Offshore 2005

Notícias

Brasil Offshore aquece setor hoteleiro de Quissamã


A Feira Brasil Offshore está refletindo positivamente na rede hoteleira da região. Em Quissamã as pousadas e hotéis tiveram um aumento significativo no seus quadros de hóspedes em aproximadamente 50%. O Gerente do Hotel Salles,  Pedro Luiz Siqueira Salles, vê com bons olhos o resultado que eventos desse porte traduzem  para a atividade do setor que administra."

Há um crescimento natural no número de hóspedes nos períodos de grandes eventos como este, e o  resultado é economicamente bem vindo para nós"afirma.

De olho no ganho econômico desse segmento do mercado e comprometido em otimizar o setor hoteleiro quissmaense, o departamento de trabalho e geração de renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ofereceu este ano diversos cursos para a mão-de-obra local, entre eles, Recepção de Hotéis, Copeiro, Garçom e Barman, Arrumadeira e Camareira, ministrados no município com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Segundo o chefe do departamento de trabalho e geração de renda, Elisabeth Sans, novos cursos serão ministrados pela prefeitura depois que o departamento finalizar a identificação de demanda por profissionais na região, e assim que as empresas beneficiadas com o programa Quissamã Empreendedor - projeto de fomento a instalação de indústrias, comércio e serviços no município - definir qual o tipo de qualificação que necessita.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Haroldo Carneiro, disse que o principal objetivo do Quissamã Empreendedor é a geração de emprego dentro do município. O Quissamã  Empreendedor contemplou, recentemente,  a ampliação de uma pousada quissamaense.

- Estamos em contato direto com as empresas para identificar como qualificar a mão-de-obra local para atendê-los. Queremos preparar principalmente as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, por terem mais de 35 anos, mas que tem grandes condições de trabalho a partir do momento que sejam qualificadas para as atividades. Não podemos deixar que estas pessoas que estão no auge da sua vida produtiva fiquem à margem do mercado por uma condição social existente na época que o município não era emancipado - afirma o secretário.

Ainda a fim de definir estratégias de otimização no setor turístico, que envolve também o hoteleiro, estiveram reunidos com o secretário Haroldo, no início do mês em Quissamã, o presidente da Macaétur, Paulo Longobardi Filho, o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Cláudio Bogado, o presidente da Fundação Educacional de Macaé, Jorge Azis e o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, Celso Goulart. Segundo Haroldo Carneiro, a reunião foi muito produtiva e o propósito, já previsto, era que atuassem em conjunto na Feira Brasil Off Shore, onde deverá circular cerca de 25 mil pessoas por dia.

Fonte: Elsa Santuchi