Brasil Offshore 2005

Notícias

Inaugurada a Feira Brasil Offshore


A terceira edição da Brasil Offshore foi inaugurada às 12 horas desta quinta-feira, 15/06, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, a capital do petróleo. A Feira, que reúne mais de 500 expositores, é considerada o quarto maior evento da área petrolífera no mundo. A expectativa é de atrair cerca de 30 mil visitantes até sexta-feira.

A sessão de abertura aconteceu no auditório do MacaéCentro, com a presença de autoridades dos governos municipal, estadual e federal, empresários, expositores e visitantes, que discutem e buscam estar integrados aos investimentos de 53,6 bilhões de dólares previstos no Plano Estratégico da Petrobras, até o ano de 2010.

Os convidados foram saudados pelo prefeito de Macaé Riverton Mussi, que mais uma vez colocou seu governo a disposição dos organizadores e expositores, oferecendo condições ideais para a realização deste grande evento. Ele ressaltou algumas metas que estão sendo traçadas para o futuro da cidade, assim como está preparando seu governo para enfrentar os desafios.

“Sabemos que a escolha por Macaé não foi por acaso. Nossa cidade é hoje uma das mais importantes do país e desponta como um pólo de desenvolvimento regional. O petróleo é a mola mestra da nossa economia e a nossa principal matriz energética. Hoje, nosso maior desafio é preparar Macaé para o futuro, buscando novas alternativas econômicas, sem esquecer da indústria do petróleo. Queremos fazer com que a cidade continue a ser o maior pólo econômico e de desenvolvimento do norte do estado”, disse o prefeito.

A importância deste evento também foi ressaltada pelo assessor da secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Antônio Martins Almeida. Ele representou ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff e secretário falou da busca do governo pela auto-suficiência na produção de petróleo.

“Eventos como esse são de extrema importância para alcançarmos nossos objetivos. Nossa meta é buscar e manter essa auto-suficiência. Mas nada vai resolver alcançarmos essa meta se não transformarmos isso em riqueza para o nosso país”, disse o secretário.

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse que a Brasil Offshore é um evento de referência nacional e internacional e que acredita que, assim como as edições anteriores, esta e as próximas serão de maior sucesso. O presidente ainda lembrou dos 28 anos do início de produção de petróleo na Bacia de Campos, que será comemorado em agosto, mais uma vez sendo motivo de orgulho tanto para a empresa, quanto para aqueles que participaram do período dessa descoberta e daqueles que hoje testemunham o sucesso de produção da empresa.

“Passados todos esses anos, depois de 20 bilhões de dólares investidos pela Petrobras, hoje, a nossa produção é de 1,5 milhão de barris por dia, 36 mil empregados direto e contratados e investimentos não apenas no maquinário, mas também em recursos humanos. Até 2010 estaremos investindo cerca de 13 bilhões de dólares na Bacia de Campos. Isso prova que a existência de petróleo na Bacia de Campos há 28 anos, não era, como diziam, propaganda da ditadura militar”, enfatizou Dutra.

O evento foi encerrado com a apresentação do vídeo do Pólo Industrial de Macaé, projeto do governo Riverton Mussi e que já começa a ser implantado no município. Após a abertura, as autoridades visitaram os estandes dos expositores.

Estiveram presentes à abertura, o secretário estadual de Energia Naval e Petróleo, Wagner Victer; o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso; o presidente do IBP, João Carlos de Luca; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, Julio César Carmo Bueno; o deputado estadual Glauco Lopes; o vice presidente da Fiesp, Saturnino Sergio da Silva; o vice-presidente do CIRJ, sistema Firjan, João Lagoeiro Bárbara; o diretor geral da ONIP, Eloy Fernández y Fernández e o deretor geral da Media Group do Brasil, Eric Henderson.