Brasil Offshore 2005

Notícias

Confederação de Produtores será lançada na Brasil Offshore


Depois de estreitar relações com cidades do Espírito Santo, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB) começa nos próximos dias a fazer uma série de contatos com outros estados para engrossar o número de municípios que poderão compor a Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo (Competro). Em reunião nesta segunda-feira com o superintendente regional da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) na Bacia de Campos, Alfredo Renault, e com o secretário executivo da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Luiz Mário Concebida, o prefeito reafirmou sua idéia de lançar a Confederação em junho, durante a Feira Brasil Offshore.

Riverton informou que a idéia da criação da Confederação está sendo muito bem recebida pelos representantes dos municípios produtores de petróleo de várias partes do país. O prefeito macaense sugeriu também uma visita a uma plataforma da Bacia de Campos, para que representantes dos municípios envolvidos conheçam de perto a realidade de quem trabalha na exploração e produção de petróleo. O encontro, realizado ontem pela manhã no auditório do Sesi-Macaé, teve como objetivo passar para o prefeito, secretários municipais e vereadores a realidade da arrecadação e repasse dos royalties.

Luiz Mário Concebida ressaltou a importância da união dos municípios que compõem a Ompetro. “Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio, Carapebus, Quissamã, Campos e São João da Barra têm que lutar juntos por seus direitos”, comentou. De acordo com ele, dos 796 municípios do país que recebem royalties, 82 são produtores. Os 73 municípios do Estado do Rio beneficiados ficam com 12,6% do bolo nacional dos royalties. Desses, Campos e Macaé ficam com 42% do total pago aos municípios fluminenses e 9,3% do bolo nacional municipal.

Fonte: SeCom - Prefeitura Municipal