Campos

Noticias

Campista anuncia conjunto residencial para famílias carentes da Tapera


Os moradores carentes da  beira do asfalto do bairro da Tapera e Ururaí serão beneficiados com um conjunto de 300 casas populares. O anúncio foi feito pelo Prefeito Carlos Alberto Campista durante  palestra na Universidade Cândido Mendes (Ucam), na noite da última quinta-feira, dia 5. A Prefeitura já está em entendimento para desapropriação da área  do  Termas Acquamerican, onde, segundo o Secretário de Promoção Social, Adão Faria, será o novo conjunto habitacional do município.   
 
Para Campista, as casas da Tapera vão resolver o problema social da área, que segundo ele precisa de desenvolvimento e melhoria do visual. “Tanto a Tapera quanto Ururaí precisam  de uma remodelação. Além de ser  entrada da cidade, estas áreas merecem passar por uma estrutura adequada para atender às necessidades dos moradores, motoristas e turistas”, comentou.  
 
Ele afirmou que a construção do conjunto habitacional na Tapera faz parte das 20 grandes metas do seu Governo. “A intenção é resolver o problema do déficit habitacional de 11 mil moradias em Campos. Temos um projeto  para construir 2.500 casas populares em um prazo de quatro anos”, disse.  O prefeito frisou que uma das prioridades do projeto é que todas as casas sejam de tijolos de cerâmica vermelha para atender  e beneficiar  os ceramistas da baixada.    
  
O cadastro dos moradores  que serão contemplados com as casas será iniciado no mês de junho. O conjunto vai contar  com  casas de três quartos, sala, cozinha e banheiro e será o primeiro a ser dotado com moradias  em estilo “ embrião”, ou seja,  altos e baixos. “A iniciativa visa dar maior conforto aos moradores e  não permitir que eles mudem a estrutura das casas”, comentou o Secretário de Promoção Social.   

Aeroporto- O prefeito também destacou a construção de 300 casas populares no Jardim  Aeroporto para atender às famílias que residem nas margens da BR-101 — entre os quilômetros 4 e 8. O objetivo é atender aos moradores carentes da beira do asfalto, nas adjacências da localidade, e os que perderam as casas e hoje são contemplados com aluguel da Prefeitura de Campos.

“A comunidade do Jardim Aeroporto foi colocada como prioridade no projeto habitacional da Prefeitura, já que são pessoas que vivem em risco diário, devido ao elevado número de acidentes de trânsito na BR-101”, destacou o Secretário de Promoção Social.

A área onde será construído o conjunto será em frente à entrada do aeroporto, na própria rodovia. O espaço escolhido faz parte de uma fazenda do Grupo Thoquino, que mede em torno de 100 mil metros quadrados e havia sido reservada pelo governo passado para construção de uma rotatória.
     
— Tivemos que fazer algumas modificações no perímetro da área para acomodar a construção das casas. Só falta o processo de orçamento e licitação das áreas do Aeroporto e Tapera. Depois haverá a segunda fase, que trata da construção da escola, posto de saúde e centro de geração de renda, que faz parte do projeto para o complexo habitacional, explicou Faria.
 
O projeto do conjunto habitacional abrange  a construção do primeiro Centro  de Atendimento Comunitário do município.  O Centro vai contar com creche e escola, com atendimento desde ao berçário ao 9º ano de escolaridade, além de setores específicos  para atendimento de saúde, assistência social e acompanhamentos aos portadores de necessidade especial.  Tanto as áreas da Tapera quanto do Aeroporto  vão  contar com posto de saúde 24 horas, com atendimento de emergência primária e ambulatórios com assistência de clínico geral, pediatra, nebulização, salas de curativo e pequenas cirurgias e fisioterapia respiratória.

Palestra- Durante a palestra no auditório da Ucam sobre o tema “ Administração Pública”, Campista explanou aos estudantes dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis  sobre algumas metas e atividades de sua gestão. “A administração pública deve ser transparente. Temos que estar atentos à Lei de Responsabilidade  Fiscal, que completou cinco anos esta semana e segue fundamentos  como moralidade e pessoalidade”, destacou.
  
Ele acrescentou que as metas de seu Governo  são desenvolvimento econômico e social, que visam o aumento da produção de todo o município e melhoria da qualidade de vida da população. Um dos programas que fazem parte das metas é o programa de concessão de bolsas de estudos.
 
Participaram da palestra o coordenador do curso de Direito, Marcos Bruno, o diretor da Ucam, Luís Eduardo Oliveira, o presidente do diretório, Vínicius Machado, o vice-presidente, Bruno Lourenço e o tesoureiro, Alison Vasconcelos.

Fonte: Joice Trindade