Campos

Noticias

Campanha de Combate ao Trabalho Infantil e Prostituição será desencadeada em Campos


Estará sendo desencadeada, até o final deste mês (05), em Campos, campanha voltada para conscientização e movimentação da comunidade, contra a situação de abusos sexuais e trabalhos forçados entre crianças e jovens adolescentes. O trabalho consta de um mega projeto denominado, “Toda Criança Tem Direito a Ser Criança”, apresentado pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude, que recebeu o aval positivo do Conselho Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente durante concurso realizado este ano.

A partir de recursos financeiros liberados pelo Fundo Municipal da Infância e Juventude, a população irá, por um período de um ano, receber mais informações quanto à prostituição infantil e ao uso de mão-de-obra de menores na região. Sem data para ser implantado, devido à futura instalação de um telefone 0800 para denúncias, o projeto apresenta, também, outros meios de fomentar reação em cadeia da comunidade local.

Envolvendo toda a mídia com out-doors e bus-door, além de palestras em escolas, associações, entidades de classe e outros segmentos, o projeto estará nas ruas a partir do dia 18, quando se marca no país o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual. Neste dia, a equipe multiprofissional também participa das ações de conscientização feitas por parte dos integrantes do Projeto Sentinela, desenvolvido pela FMIJ e que já vem fazendo, há cerca de três anos, um trabalho de pesquisa e atendimento junto a este público alvo.

Capacitação — Para fazer com que esta equipe possa atuar eficientemente junto aos campistas quando da implantação do Projeto Criança Tem Direito a Ser Criança, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude está, desde esta segunda-feira, nas dependências da CDL, realizando o processo de capacitação junto à assistente social, à pedagoga, aos três educadores e ao pessoal de apoio operacional, composto por motorista e um auxiliar administrativo. Numa carga horária de 40 horas, com término na sexta-feira, dia 6, das 8 às 17 horas, a equipe está recebendo aprimoramento por parte de vários especialistas no assunto.

Na segunda-feira, (02/05), esteve presente à capacitação o sociólogo Jorge Barros, pertencente à ONG Children Hobe, do Rio de Janeiro, que abordou o tema “Trabalho Infantil”. Além dele, outros palestrantes estarão comparecendo, como as psicólogas Clayse Moreira e Silva e Susana Moreira, que discutirão o tema “Abuso e exploração sexual”, na quinta-feira. Já a Fábia Samento, também psicóloga e que atua na FMIJ, discutirá  “Relações Interpessoais” e Kilza Peixoto, também da equipe do Projeto Sentinela abordará a “Violência e suas conseqüências”.

Fonte: Maristela Cunha