Campos

Noticias

Campista defende refinaria e uma Federação do Petróleo


O prefeito Carlos Alberto Campista (PDT) foi eleito na segunda-feira, 14, membro do Conselho Fiscal da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) na segunda reunião da organização este ano, realizada na Câmara Municipal de São João da Barra. 

A reunião teve como pauta a prestação de contas da gestão anterior e a eleição da nova diretoria. O novo presidente eleito é o prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Cezar Dames Passos (PMDB).

A reunião foi presidida pelo ex-prefeito Arnaldo Vianna e a diretoria eleita foi composta por Paulo Dames, na presidência, o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro (PSC), como secretário; a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), como tesoureira; o conselho fiscal integrado pelos prefeitos de Campos, Carapebus e Macaé – Carlos Alberto Campista, Rubem Vicente (PMDB) e Riverton Mussi (PSDB), respectivamente; e como suplentes, os prefeitos de Rio das Ostras, Carlos Augusto Baltazar; Armação de Búzios, Antônio Carlos Pereira da Cunha e Cabo Frio, Marcos Mendes todos do PMDB.
 
A Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) foi criada há quatro anos e compreende os municípios de Campos, Macaé, Carapebus, Quissamã, Armação de Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, único que apesar de integrar o grupo não tem o direito a voto nas questões de diretoria por ser um município limítrofe e não produtor, como os demais.

Além da eleição e da prestação de contas, realizada pelo secretário executivo, Luis Mário Concebida, os prefeitos assinaram uma carta que será enviada ao Presidente da República sobre a implantação da Refinaria Petroquímica no Estado do Rio de Janeiro na nossa região, uma vez que  a Bacia de Campos é responsável por  82% da produção nacional de petróleo e cerca de 40% da produção de gás natural, totalizando mais de 18 milhões de m3/dia.
 
Outro ponto alto da reunião foi a proposta de criação de uma Federação do Petróleo, para que todos os municípios produtores de petróleo do país possam se unir e reverter a realidade de hoje em que o governo federal  penaliza os municípios produtores de petróleo com leis restritivas.
 Para o prefeito Carlos Alberto Campista, a idéia da criação de uma federação, do prefeito Riverton Mussi, é o caminho a ser seguido na nova gestão da Ompetro. “Esse é o único caminho a ser seguido por nós para que, independente de questões partidárias, consigamos o desenvolvimento da região. O pagamento dos royalties deve ser mais que uma compensação por todos os danos que acarreta, deve ser o motivo para que a Ompetro continue sendo uma organização fortíssima”, discursou.

Prestígio — Além dos prefeitos, a reunião contou com a presença do superintendente da Secretaria Estadual de Minas, Energia e Indústria Naval, Roberto Silva, representando o secretário Wagner Victer, e  do Técnico da Superintendência de Controle das Participações Governamentais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Nilton Brito Simão, que veio também tirar duvidas dos prefeitos sobre os cálculos que são realizados para se chegar aos valores dos royalties pagos aos municípios.

Fonte: Sofia Vecce