Campos

Noticias

Campista autoriza empréstimo do Fundecam para Águas do Paraíba


Dentro de 30 dias a população de Campos vai ter acesso ao projeto da primeira etapa de esgoto sanitário de Guarus. A informação foi dada nesta quinta-feira, 10, pelo Prefeito Carlos Alberto Campista depois de uma reunião com o presidente da concessionária Águas do Paraíba, Rodolfo Mantuano, e o secretário de Obras, José Luis Puglia, onde foi formalizada a parceria entre a Prefeitura de Campos e a concessionária.
 
O projeto, ainda sem área de implantação definida, está orçado em R$ 8 milhões, e terá 70% deste valor financiado pelo Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), beneficiando de 35 a 40 mil moradores. 
 
Segundo o prefeito, o financiamento vem de encontro à proposta do Fundecam de atrair desenvolvimento para o município, uma vez que com infra-estrutura, os empresários, sobretudo da construção civil, serão incentivados a investir na margem esquerda do rio Paraíba do Sul.
 
“Queremos construir uma estação de tratamento de esgoto, mas fazendo um projeto ambientalmente correto”, ressalta Carlos Alberto ao explicar que a concessionária Águas do Paraíba, assim como ele, tem a preocupação de fechar um projeto que dê condições de resgate do Rio Paraíba e da Lagoa do Vigário – hoje vítimas da falta de tratamento do esgoto.
 
O presidente da concessionária Águas do Paraíba, Rodolfo Mantuano, disse que uma vez aprovado o projeto pelo Fundecam e obtidas todas as autorizações dos órgãos competentes – inclusive ambientais – a primeira etapa dessa obra, que futuramente vai beneficiar toda a população de Guarus, poderá ser concluída num prazo de 12 meses.
 
“A idéia é fazer o projeto em blocos, até para viabilizar”, pontua o prefeito preocupado em garantir a conclusão do benefício dentro da sua gestão.

A proposta é levar à população de Guarus, não só o esgoto tratado, mas investir na infra-estrutura urbana. Por isso, o prefeito Carlos Alberto pretende, paralelamente, expandir a galeria pluvial em Guarus.

“Nós queremos oferecer saneamento básico total para a população de Guarus. Não estaremos fazendo mais que a obrigação e, por isso vamos ser criteriosos no projeto, garantindo que ele seja ambientalmente correto”, afirma.

Fonte: Ricardo Avelino