Campos

Noticias

Parque do Taquaruçu será aberto ao público este ano


O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque de Taquaraçu está em fase de aprovação do Ibama. A oito quilômetros do centro da cidade, a reserva ecológica é de fácil acesso, pois está situada a três quilômetros da estrada asfaltada, após a Usina São João, próximo ao assentamento Zumbi dos Palmares. Criada em  setembro de 2004, a reserva deverá ser aberta à visitação no segundo semestre deste ano.
       
Para receber o público, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil vai iniciar o trabalho de manutenção, capina e construção de lanchonete, banheiro, bebedouros, sede da administração, estacionamento e uma área específica  para leitura e até  mesmo apresentações de teatro e dança.
      
Segundo o Assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Jorge Assunpção, o parque  também  vai contar com um espaço dedicado às informações ambientais e distribuição de mudas de espécies nativas e exóticas. A reserva é formada por uma mata preservada, com animais como o macaco prego, borboletas e jibóias. A área de 25 hectares de mata foi demarcada e cercada.
       
Com a abertura do Parque de Taquaraçu, o objetivo da Prefeitura de Campos é fortalecer o equilíbrio ambiental na região. Além disso, o parque vai funcionar como um centro irradiador das espécies vegetais encontradas na mata e que serão utilizadas para formação de agroflorestas no assentamento Zumbi dos Palmares. Com isso, a médio prazo, os assentados poderão se dedicar ao cultivo de produtos orgânicos, sem uso de inseticidas e insumos químicos. “Consequentemente o valor dos produtos será maior”, comentou o Secretário de Meio Ambiente, Sidney Salgado.
          
O parque vai beneficiar os assentados e a população em geral. “Os assentados  vão entender a importância do parque. O crescimento será maior, pois eles, antes retiravam a madeira do local e até usavam a área para produção agrícola”, destacou o biólogo Jorge Assumpção.

Fonte: Joice Trindade