Campos

Noticias

São muitas as ações já desenvolvidas no governo Campista


*Dos cerca de 45 mil alunos da rede pública municipal – são 152 escolas e 69 creches – que retornaram às aulas este mês, centenas o fizeram em escolas novas, reformadas ou ampliadas. A secretária de Educação, Elizabeth Campista, anuncia que para marcar o início do ano letivo será realizado no próximo mês um seminário abordando temas diversos ligados à área pedagógica. Foram entregues à comunidade, devidamente reformadas e ampliadas, as escolas Paulo Freire e Sebastião Viveiros de Vasconcelos, ambas em Dores de Macabu, além da Presidente Castelo Branco, na Pecuária e a creche-escola Luiz Gonzaga, em Ururaí. Nesta última, embora esteja em atividade, faltam alguns acabamentos. As obras obedecem a um padrão de qualidade, que vai desde o material usado, até os recursos pedagógicos oferecidos. A estrutura oferecida pelas escolas varia de acordo com a realidade de cada bairro ou localidade.

*A Secretaria de Transportes de Campos está a pleno vapor na recuperação de veículos da frota municipal. Com 512 veículos, incluindo máquinas agrícolas, a secretaria recupera, em média, 120 veículos, por mês. A proposta é otimizar os trabalhos para que a equipe possa fazer todo o tipo de recuperação e forma dos veículos municipais. A retirada dos ônibus que atendiam alunos da rede pública, segundo José Madruga, foi uma atitude necessária considerando as condições dos veículos. O secretário já encaminhou o processo para a comissão de licitação e aguarda a montagem do pregão eletrônico para definição das empresas que vão ter o direito a  concessão de uso da linha.

*A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) está com inscrições abertas para a Oficina de Grafismo, Caricatura e Ilustração, que terá início no próximo dia primeiro de março. O programa pioneiro oferece uma boa oportunidade para quem tem facilidade com desenho e para quem aprecia trabalhos a mão livre. Segundo o orientador Walter Silva Júnior, podem se inscrever pessoas a partir dos 10 anos de idade. Os cursos gratuitos, a princípio, terão duração de um ano, com certificado em dezembro. As aulas serão ministradas em dois turnos: às terças e quartas-feiras, das nove às 11 horas, e quartas e sextas-feiras, das 14 às 16 horas, na Fundação. Com a oficina, os alunos terão uma boa chance de emprego, já que a habilidade credencia ao trabalho de ilustrador, artista plástico e gráfico e caricaturista, inclusive em jornais. O único custo para o aluno é a aquisição de material. Inscrições no Palácio da Cultura até sexta-feira, dia 25. As inscrições poderão ser prorrogadas de acordo com a procura, já que a fundação não pretende limitar o número de vagas.

Fonte: Gracinha Barreto