Campos

Noticias

Fábrica de medicamentos Salus Biotech vai gerar 170 empregos diretos


O presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam),
Lucas Vieira, visitou na terça-feira, dia 22, junto com engenheiros,
as obras de construção da fábrica de medicamentos Salus Biotech
Farmacêutica. Segundo o consultor de projeto, Airton Duarte Maciel, a
fabrica é a primeira na América do Sul utilizar a liofilização, ou seja,
a retirada de todo o líquido da matéria prima dando maior grau de pureza ao medicamento.

A indústria está sendo construída no distrito de Donana e vai
gerar  170 empregos diretos. "Atualmente estamos oferecendo 85 empregos diretos. Esta mão de obra é daqui da região. Depois da fábrica pronta este número vai dobrar. Vamos trabalhar com mão de obra qualificada, com profissionais de nível médio e superior", informou o gerente de projeto, José Luiz Damasceno.

Segundo José Damasceno, está previsto para o dia primeiro de
julho a conclusão arquitetônica dos prédios. "Estamos trabalhando
principalmente na construção dos prédios. O primeiro é dividido em dois setores: produção e almoxarifado de matéria prima. No segundo vamos fazer a embalagem dos medicamentos e o produto acabado. A sistemática é feita de maneira que não exista cruzamento de matéria prima com produção e produtos acabados. Vamos trabalhar dentro das normas exigidas mundialmente", disse Damasceno, anunciando que em maio começa ser feita a instalação dos equipamentos.

A fábrica Salus Biotech vai produzir todos os tipos de antibióticos como os de combate a diabetes, antivirais, além dos imunossupressores, indispensáveis para os pacientes transplantados.

"Está fábrica é a segunda do laboratório Salus Biotech no Brasil. A
primeira está instalada no município de Serra, no Espírito Santo. Dentro do projeto existiam duas opções de local: em Campos e no México. Devido a diversos fatores favoráveis que a região nos oferece e ao interesse dos representantes da administração municipal, o presidente mundial da empresa resolveu construir aqui em solo campista", informou o consultor do projeto, Airton Duarte.

Airton destacou ainda a importância do Fundecam, que considera
o melhor instrumento para o desenvolvimento de Campos. "Não existe em nenhum lugar no mundo um fundo de recursos igual, ou melhor, que este de Campos, nem no exterior", disse.

De acordo com Lucas Vieira o grupo é de alto nível e respeitado
mundialmente e faz parte da meta do Fundecam trazer para Campos
industriais que tracem um novo perfil econômico do município.
"Nós queremos diversificar o setor industrial, trazendo emprego em
diversas áreas e novas tecnologias. Vamos fazer do município um parque industrial com vários segmentos", informou Lucas.

A fábrica de medicamentos está orçada em R$ 29,8 milhões. O Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) investiu R$ 15,8 milhões. O valor será financiado em cinco anos, tempo em que o dinheiro deverá retornar aos cofres públicos.

Fonte: Renata de Souza