Campos

Noticias

Secretaria de Saúde com tudo pronto para o Carnaval


A Secretaria Municipal de Saúde estará reforçando o atendimento em alguns pontos estratégicos do município, onde o movimento aumenta durante o Carnaval. De acordo com informação do Secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, várias equipes estarão de plantão nos Postos de Urgência 24 horas e nos hospitais com atendimento emergencial, como Hospital Geral de Guarus e Ferreira Machado. Ele adiantou que quatro ambulâncias estarão na passarela do samba, em Guarus, para garantir pronto atendimento aos foliões. “Esperamos que, mesmo com toda estrutura montada, tenhamos um Carnaval tranqüilo”, disse o secretário.
 
Venâncio ressaltou que no Farol de São Thomé haverá reforço de duas ambulâncias com UTI móvel e no distrito de Baixa Grande, na RJ 216, estrada que dá acesso à praia campista, haverá uma unidade de Resgate, que estará integrada ao plantão. “A secretaria de Saúde também estará distribuindo material informativo e preservativos”, ressalta.
 
Os distritos vão contar com as ambulâncias atuantes nos seus postos de saúde, onde as unidades estarão de plantão com uma equipe completa para atendimento emergencial e primeiros socorros. A coordenadora do setor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Shirley Rangel Gomes, informou que a primeira assistência será prestada em casos como desidratação, ingestão de bebida alcoólica em excesso, cansaço e peso das fantasias.
 
— Em casos mais graves, após o atendimento, os pacientes serão encaminhados aos postos de saúde ou hospitais, de acordo com a situação, explica, ressaltando algumas orientações, como beber bastante água, alimentação leve, evitar gordura, além de cuidados com o sol e o excesso de bebida alcoólica.
 
Prevenção - A Secretaria Municipal de Saúde estará distribuindo 50 mil preservativos com material informativo para alertar os foliões quanto aos riscos das doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e outras, na praia do Farol, em Guarus e Lagoa de Cima. Geraldo Venâncio também faz um alerta para os cuidados com o excesso de bebida alcoólica, principalmente para evitar acidentes na estrada e as estatísticas de violência.
 
O Corpo de Bombeiros estará com uma viatura auto-tanque na avenida e uma de auto-busca e salvamento para atender os casos de emergência, além de 30 homens. De acordo com informação do Comandante do 5º GBM, coronel Lincoln Javoski, os bombeiros estarão de plantão permanente com as ambulâncias dentro do quartel para qualquer emergência. “Quando necessário, a ambulância estará atendendo através do 193”, destacou.

Fonte: Liliane Barreto