Campos

Noticias

Pronto Socorro e Hemocentro do HFM em plantão permanente


O Pronto Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) estará de plantão durante todo o período de Carnaval, contando com uma equipe multiprofissional da área da saúde. De acordo com o diretor geral do HFM, Evaldo Otal, o hospital tem que estar preparado para atender à demanda de emergência todos os dias, já que acidentes de grandes proporções podem acontecer a qualquer momento.
         
“Nós temos que estar prontos sempre. Acidentes não têm dia certo para acontecer. Em um dia comum, um ônibus pode tombar e ferir várias pessoas, como já registramos várias vezes. Claro que no carnaval, pelo número de veículos trafegando e de pessoas ingerindo bebidas alcoólicas, aumentam as chances de acidentes e isso nos cria uma certa expectativa”, declarou.
           
Otal lembrou ainda que outro motivo importante para manter uma equipe com o número grande de profissionais no Pronto Socorro é a localização do hospital. “Nós estamos na rota de todo o tráfego. Estamos dentro da BR-101, uma das rodovias mais perigosas do país. Por aqui passam todas as pessoas que saem do Rio de Janeiro e vão em direção ao Espírito Santo e vice-versa. Campos está no centro disso tudo e o HFM dentro da BR”, lembrou. 
   
Durante todos os dias o Pronto Socorro funciona com três cirurgiões  de plantão, um otorrinolaringologista, um neurocirurgião, três pediatras, dois enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem por setor, dois anestesistas, um assistente social, um psicólogo, um administrador e um agente administrativo, além de médico bucomaxilo, um angiologista e um endoscopista.   
     
O Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (Caope), que funciona ao lado do HFM, estará com um dentista de plantão para atender a emergências.
  
Hemocentro  – Outro setor que não vai parar durante o carnaval é o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado. Durante todos os dias de folia, o setor vai estar aberto para coleta de sangue das 7h às 16h. “Não podemos de maneira nenhum ficar sem abastecer o estoque durante os dias de carnaval. Por isso peço à população que seja solidária e doe sangue. Esse é um período muito preocupante, já que acidentes acontecem e muitas pessoas viajam. Temos que abastecer hospitais de 13 municípios da região, entre públicos e particulares”, lembrou a coordenadora do Hemocentro Regional, Laura Pessanha Duarte.

Fonte: Fernanda Lisboa