Campos

Noticias

Talentos da terra animam o Carnaval em todos os pontos de Campos


Que no Farol de São Thomé e na cidade de Campos o Carnaval promete ser quente, já se sabe, mas a programação da Prefeitura de Campos alcança todo o município. Os dias de folia nos distritos serão animados por bandas e artistas locais, seguindo a idéia do Prefeito Carlos Alberto Campista de valorizar os talentos da terra.
 
Lagoa de Cima é uma das opções para quem pretende curtir a maior festa popular do planeta sem sair de Campos. No dia 5, o agito vai ficar por conta da banda de axé Sedução, enquanto no dia 6 o ritmo será o forró, com Filhos do Nordeste; e dia 8, pagode com o Simpatia Jr. Para fechar o verão por lá, no domingo dia 13, Só Dengo se apresenta na lagoa às 15h. Na lista de programação, consta ainda animação em Conselheiro Josino, Tocos, Santo Eduardo, Santa Maria, Vila Nova, Dores de Macabu, Travessão e Rio Preto.
 
Com exceção de Rio Preto, Travessão e Santa Maria, além de Lagoa de Cima, os shows nos distritos vão acontecer no dia 8, animados pelos mais variados ritmos musicais: Forró de Três em Conselheiro Josino, Nota Dez em Tocos, Só Aventura em Santo Eduardo, Samba Sexy em Vila Nova, Gigante do Pagode em Dores de Macabu, Neiva Brasil em Morro do Coco, Adrenalina em Travessão, e Zazal em Rio Preto. No dia 6, as bandas Forró Mandacaru, Força Maior e Lado Avesso vão se apresentar, respectivamente, em Santa Maria, Travessão e Rio Preto.

Força Maior faz a folia em Travessão

Os pagodeiros do Força Maior prometem agradar aos amantes do pagode romântico e do samba de raiz em seu show em Travessão, no domingo de Carnaval. Com mais de 18 anos de formação, o grupo lançou o seu primeiro CD, “Força Maior”, há três anos. Para fazer bonito em suas apresentações, o grupo passa cerca de quatro horas por semana no estúdio. No dia 8, Travessão vai receber o grupo Adrenalina.

O integrante do Força Maior, Alexandre FM, revela que há 18 anos o pagodeiro, em geral, era muito discriminado e que o apoio da Prefeitura de Campos aos talentos da terra tem um grande valor. “Somos uma das primeiras bandas do estilo criadas no município. Passamos por muitas coisas e só de uns tempos para cá o tabu e a discriminação em relação ao pagodeiro foram sendo desfeitos. Hoje somos uma das bandas que mais tocam na região. O apoio que recebemos do Governo Municipal é muito importante para nós”, diz.

No show em Travessão, o Força Maior apresenta um repertório recheado de músicas de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Gonzaguinha, Revelação, Swing Simpatia, Tenta Samba, entre outros. O grupo é formado por 12 componentes: Alexandre FM (repique de mão e vocal), Tio Léo (reco-reco e vocal), Rogério (surdo e vocal), Joel Monção (cavaquinho), Júnior Razão (banjo e vocal), Wagner Razão (tantan), Duda Morales (violão), José Luís (pandeiro e vocal), Clério Batera (bateria), Kall Lima (sax), Jean (contrabaixo) e Marcelo (teclado).

Zazal leva forró ao Carnaval de Rio Preto

Lázaro da Conceição Gomes Moço ninguém conhece. Mas Zazal já não passa despercebido. Se adicionar a palavra “Teclados” tem corre-corre de fã. Aos 39 anos, 1,80m de altura e um par de olhos verdes, ele faz o maior sucesso. Nascido no subdistrito de Goitacazes, Zazal trabalhou muitos anos em cerâmicas da Baixada Campista, enchendo caminhões de tijolos. Hoje, ele enche casas noturnas da cidade de gente, atrás do som dos seus teclados, mostrando para todos como se faz um forró dos bons. O mesmo ele promete fazer em Rio Preto, na noite de terça-feira de Carnaval. No dia 6, Rio Preto vai receber o grupo Lado Avesso.

Em seus quatro CDs, todos feitos com produção independente, sem selo ou código de barra, ele demonstra sua humildade no final de cada música, mandando abraços para amigos e dizendo até onde o disco pode ser comprado. “Vocês podem comprar esse CD na padaria do seu Antônio, no hortifrutti de dona Maria”, afirma, mostrando o que faz dele um artista diferente.
  
Entre as muitas marcas registradas de Zazal está o seu chapéu. É quase impossível vê-lo sem. Sob ele, alguns raios de cabelos brancos, boas idéias e uma cabeça no lugar, que não deixa o sucesso subir além das medidas. Pé no chão, voz quente e cabeça fria, mesmo com chapéu.

De MPB a forró com Neiva Brasil em Morro do Coco

Não é de hoje que a cantora Neiva Brasil faz sucesso além dos limites do município, sendo reconhecida em toda a região e em outros Estados, fazendo a alegria dos amantes da música popular brasileira. No dia 8, em Morro do Coco, eles têm diversão garantida com o show da intérprete de músicas de renomados compositores brasileiros.
 
Com mais de 20 anos de carreira, Neiva Brasil é um nome conhecido na noite campista. A cantora começou a cantar nos bares da cidade, trabalho que continua a fazer, além de cantar em festas particulares e bailes. Com um repertório bem variado, ela faz os seus shows passando por vários ritmos, que vão de MPB a Forró.
 
Em seu primeiro CD “Neiva Brasil, um show de forró”, a cantora vendeu 2 mil cópias. Atualmente ela está trabalhando na gravação do seu segundo álbum “Neiva Brasil Total”, que traz músicas de vários gêneros. Para fazer o show em Travessão, a cantora conta com a companhia da sua banda, composta pelo seu marido, Sérgio Trindade (guitarra, violão e contrabaixo), Sérgio Machado e Júnior Brasil (tecladistas), Robinho (Bateria), Cosminho (contrabaixo), além dos dançarinos Neide Brasil e Ed Dias e as vocais Fernanda Crispim e Débora. 

Forró Mandacaru leva marchinhas de Carnaval a Santa Maria

Além de forró, marchas-rancho e marchinhas carnavalescas. Esses serão os ritmos que tomarão conta de Santa Maria na noite do dia 6 de fevereiro. O grupo Forró Mandacaru se apresenta no distrito às 23h, onde pretende apresentar músicas de autoria dos integrantes do grupo e também sucessos de artistas e grupos renomados nacionalmente, como Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Falamansa e Frank Aguiar.
 
Formado por Ronildo (guitarra), Everton (violão), Luiz Otávio (vocal), Franco Baiano (acordeon e teclados) e Andinho (triângulo), o Mandacaru vai levar ao palco ainda a dupla de dançarinos Tom e Débora. O grupo foi criado em março de 2000 e de lá pra cá tem se apresentado em toda a região em shows abertos ao público e também em clubes e festas.
 
Atualmente, entre um show e outro, os integrantes estão trabalhando na gravação do segundo CD, que, após o Carnaval, pretendem apresentar para alguma gravadora, já que o primeiro álbum foi demo. “O repertório do CD é todo nosso, melodia, letra... Fizemos contato com alguns patrocinadores e nossa idéia é fazer o lançamento nacional este ano”, diz Franco.
 
“Terra Trocada” e “Jeito de Menina” são algumas das músicas de autoria do grupo que já estão na boca do povo. Apesar do CD estar em fase de gravação, uma música dele já está fazendo sucesso: “Jeito de Menina”. “É um reggae, ritmo que não é tão distante do xote”, comenta o tecladista, ressaltando que no show em Santa Maria, a novidade ficará por conta do encerramento, com marchinhas de Carnaval, “para animar ainda mais”.

Fonte: Michelle Mayrink