Campos

Noticias

Campista discute com empresários projetos para melhorar a cidade


Representantes do comércio e da indústria estiveram nesta segunda-feira, 31, em reunião com o Prefeito Carlos Alberto Campista, na sede da prefeitura. Com uma pauta de 24 itens, entre sugestões e reivindicações, conseguiram o aval do chefe do executivo em vários pontos e a promessa de estudo e viabilização de outros. A maior vitória, no entanto, foi a disposição do prefeito em realizar reuniões de avaliação das metas todo mês com representantes dos dois segmentos.
 
O prefeito Carlos Alberto Campista recebeu os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Fauze Cherene e Geraldo Muylaert, respectivamente, diretores das duas entidades e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Odilon Martins, o intermediador do encontro.
 
Em uma reunião que durou mais de duas horas, os empresários fizeram reivindicações referentes aos seus segmentos e também sugestões de melhorias no município como um todo. Dentre as reivindicações, os destaques foram para a criação de um outro espaço para acomodar todos os camelôs do centro da cidade; a reforma tributária; a criação de um projeto similar ao Fundecam direcionado para o comércio; alterações no calendário de feriados envolvendo o do dia 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição) e 15 de janeiro (Santo Amaro) e o melhor aproveitamento do cais da Lapa como estacionamento.
 
Segundo o presidente da CDL, Fauze Cherene, a questão dos camelôs é séria porque afeta diretamente a imagem da cidade para quem chega aqui pela primeira vez, mas ele reconhece que a solução não é tão simples. “Nós não queremos acabar com os camelôs como estão dizendo. Queremos apenas que o poder público crie um espaço para eles. Com a reforma da Praça São Salvador, por exemplo, o espaço dos camelôs que estão em frente ao prédio da ACIC vai diminuir muito”, comenta Fauze.
 
Quanto ao assunto, o prefeito tem estudado a melhor solução e sinalizou com a possibilidade de remanejar os ambulantes para a Praça da República e para os altos da Rodoviária Roberto da Silveira.  Com o papel fiscalizador, os empresários vão notificar a Postura toda vez que aparecer um novo camelô, para que o controle seja rigoroso.

Quanto à redução de impostos, ficou definido que logo após o carnaval, os secretários de Indústria de Comércio, Odilon Martins, e o de Fazenda, Luciano D’Ângelo, vão discutir amplamente as possibilidades para levar uma proposta concreta para o prefeito.

Para solucionar o impasse que se cria todo o ano entre comerciantes e comerciários, também foi levada à apreciação do prefeito a mudança dos dois feriados religiosos em apenas um, o Corpus Christi, que já é tradicional.

“O prefeito acatou as sugestões e prometeu se reunir com os secretários das áreas apontadas para encontrar as soluções”, garante o secretário Odilon Martins.

Fonte: Sofia Vecce