Campos

Noticias

Prefeito de Campos diz na Firjan que desenvolvimento deve estar acima do interesse partidário


O prefeito Carlos Alberto Campista recebeu ontem em Campos o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Vieira, e  prefeitos da região, que participaram do Encontro Regional de Competitividade e Responsabilidade Social do Norte Fluminense. O evento, de iniciativa da Firjan, em parceria com a Prefeitura de Campos, teve por objetivo apresentar propostas de convênios para realização de projetos de desenvolvimento auto-sustentável, com a intermediação do sistema Firjan.
 
Além dos prefeitos, participaram técnicos do Sistema Firjan, secretários municipais das áreas de desenvolvimento e empresários de espírito empreendedor, que deram depoimentos de suas experiências positivas, a exemplo da empresária do agronegócio, Elizabete Vellini de Moraes. Através de uma cooperativa de pequenos produtores de frutas, ela mudou a realidade econômica e social de uma região pobre do interior da Bahia, que atualmente exporta frutas para Brasília e inclusive Rio de Janeiro, distantes mais de 1.500 quilômetros da base de produção, graças à qualidade dos frutos produzidos.
 
Fruticultura Irrigada foi o tema de destaque neste segmento, que contou ainda com palestra do produtor de mudas nativas Marcelo Carvalho Silva, um dos palestrantes do tema Indústria de Base Florestal, que pode ser implementada em áreas degradadas.
 
O tom das explanações dos demais prefeitos e palestrantes seguiu a tônica do discurso do prefeito Carlos Alberto Campista, feito na abertura da reunião. Ele enfatizou a necessidade da união de esforços entre os governos e a iniciativa privada para pôr em prática projetos de desenvolvimento regional auto-sustentáveis, a partir das potencialidades identificadas na região. Através do sistema Data Show, o coordenador do Grupo Executivo de Agroindústria do Sistema Firjan, Antônio Salazar Brandão, apresentou dados sobre as condições produtivas no estado do Rio e no Norte Fluminense, bem como foram feitas explanações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios da região e do estado do Rio, inferiores aos da média nacional.
 
Carlos Alberto Campista e demais prefeitos enfatizaram que a união pelo desenvolvimento regional pode mudar o quadro da região “desde que as ações para o desenvolvimento sejam implementadas com responsabilidade social”, conforme observou o prefeito de Campos.
 Na abertura, o prefeito anfitrião, Carlos Alberto Campista, cumprimentou o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio, por propiciar a realização do encontro em Campos, “com a intermediação do presidente da Firjan/Norte Fluminense, Geraldo Hayen Coutinho.
 
“Vejo com bons olhos a presença do Sistema Firjan neste projeto, uma espécie de pontapé inicial de uma história que se tornará positiva, no sentido de que Campos vai se aliar aos projetos congregados dos municípios vizinhos nesta parceria com a Firjan”, disse o prefeito de Campos, que foi enfático no aconselhamento aos demais prefeitos na união de esforços suprapartidários “para que seja possível o desenvolvimento regional, mudando a história com o surgimento de empregos e renda”, destacou Campista.
 
Participaram do encontro os prefeitos de Macaé, Riverton Mussi; de Carapebus, Rubens Vicente; de Quissamã, Armando Carneiro; de Cardoso Moreira, Renato Jacinto e de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares.

Fonte: Jualmir Delfino