SIPAT Empresas Offshore

Notícias

Sipat 2004 abordará acidentes de trabalho


Durante a II SIPAT, representantes de empresas offshores, junto com secretários e representantes de diferentes órgãos da Prefeitura de Macaé, estarão traçando metas para a erradicação dos acidentes de trabalho. Entre 27 de setembro e 1º de outubro, será realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a 3ª edição do Mega Sipat (Semana Intensiva de Prevenção em Acidente de Trabalho). O objetivo é orientar os profissionais do setor sobre a importância da utilização de equipamentos seguros. O evento será aberto ao público, e acontecerá diariamente a partir das 14 horas.

Participarão do evento 25 empresas offshores e as Secretarias de Administração (através do SESMT- Serviço Especial de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Meio Ambiente, Esportes, além da Guarda Municipal e das coordenadorias de saúde bucal, imunização, DST/Aids, Cipo e IMMT. Segundo a coordenadora do SESMT, Deuléia Paes Batista, o número de acidentes de trabalho tem diminuindo no município no decorrer dos anos. “Mas o quadro ainda requer maior atuação das empresas, no sentido de conscientizar seus funcionários sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança”, analisou.

Ela afirma que os acidentes no trabalho continuam sendo registrados devido à recusa do funcionário em utilizar equipamento de proteção. “Eles alegam desconforto, falta de prática de manuseio, não levando em conta que estão prejudicando sua própria segurança”, revelou.

Este ano, o evento vai enfatizar dois segmentos dentro da prevenção de acidentes que aumentaram nos últimos meses. Os acidentes conhecidos como tine e biológico. O primeiro se refere a casos registrados entre o caminho de casa em direção ao trabalho. E o segundo, à contaminação por materiais contaminados.

De acordo com o especialista em segurança no trabalho, Jorge Kenzo Kawahara, os índices se devem também à falta do uso dos equipamentos de segurança. “São dados preocupantes e os casos são pouco divulgados. Precisamos leva-los ao conhecimento das empresas, para que eles possam ser controlados antes que se propaguem” alertou.

Segundo Kenzo, os acidentes de tine são freqüentemente associados ao transporte ilegal de passageiros. “São caminhões que transportam funcionários em caminhões ou ônibus danificados”, revelou, acrescentando que estas ocorrências também estão relacionadas a acidentes de trabalho. Quanto aos acidentes biológicos, a falta de luvas e botas durante o recolhimento de materiais cortantes, como vidros ou seringas, tem ocasionado a transmissão de doenças como hepatite e DST/Aids.

Este ano, a Secretaria de Saúde estará vacinando funcionários das empresas contra a hepatite, e instruindo os presentes sobre a prevenção e o tratamento de doenças, como a dengue, diabete, hipertensão arterial e doenças sexuais transmissíveis. No local, os funcionários também medirão a pressão arterial e o índice de glicemia – taxa de açúcar no sangue.

Na programação também estão previstas palestras e gincanas educativas. O evento terá a participação de grupos culturais da Fundação Macaé de Cultura, como os Portadores da Alegria e o Dança de Rua. E a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participará com o grupo de teatro ECOTRUPE.

Fonte: SeCom - Prefeitura Municipal