Rio Oil & Gas

Notícias

Sebrae vai promover Rodada


Micro e pequenas empresas capixabas fornecedoras de produtos e serviços que abastecem a cadeia produtiva de petróleo e gás terão a oportunidade de fechar novos contratos até o final do ano. O Sebrae do Espírito Santo, em parceria com mais 12 estados, estará realizando a Rodada de Negócios da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, durante a Feira Rio Oil & Gás, que será entre os dias 4 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro.

A Rodada de Negócios é um evento organizado pelo Sebrae em diversas áreas produtivas e tem o objetivo de divulgar oportunidades de negócios e ampliar o leque de comercialização de produtos e serviços das micro e pequenas empresas. Os pequenos empreendedores estarão frente a frente numa mesa de negociação com reuniões pré-agendadas pelo Sebrae, oferecendo produtos e serviços e fechando contratos com grandes empresas.
 
No caso da cadeia produtiva de petróleo e gás, o Sebrae reuniu empresas de grande porte, denominadas âncoras, e identificou suas demandas nos 13 Estados envolvidos no projeto. Estão confirmadas 25 empresas âncoras que estarão contratando serviços, entre elas a Petrobrás Corporativa e as capixabas Brasil Supply e Consórcio Metalmec.

Inúmeros serviços e produtos estão sendo contratados como metal-mecânica, hidráulico, manutenção industrial, equipamentos de segurança, projetos de engenharia, material de informática, tecnologia da informação, limpeza predial e industrial, serviços gerais de alimentação, vestuário e clínicos, locação de equipamentos, material de escritório, perfis metálicos, entre outros.

A Rodada de Negócios de Petróleo será nos dias 4 e 5 de outubro, das 13h às 18h30, no auditório do Pavilhão 3 do Rio Centro, paralela à Rio Oil & Gás 2004. Mais de 30 mil visitantes são esperados para a 12ª edição da Rio Oil & Gas Expo and Conference, que vai reunir os grandes produtores e fornecedores da indústria mundial de petróleo. Principal feira do setor na América Latina, a Rio Oil & Gás é realizada a cada dois anos, desde 1982, e se divide em
dois grandes eventos simultâneos: a Conferência, que abre discussão sobre os principais temas relativos ao desenvolvimento do mercado e à inovação tecnológica, e a Feira, que funciona como vitrine para que as empresas nacionais e estrangeiras apresentem seus produtos e serviços.

O Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Sebrae visa aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor petrolífero e está sendo executado em 13 Estados da Federação - AM, CE, SC, RN, AL, SE, BA, ES, RJ, MG, SP, PR e RS onde se explora, produz e/ou refina petróleo.

O Projeto está focado principalmente na capacitação gerencial e tecnológica das micro e pequenas empresas. Entretanto, foi identificada a necessidade de promoção de atividades que aproximem as micro e pequenas mpresas (fornecedoras) de grandes e médias empresas (compradoras).

Benefícios para as micro e pequenas empresas:

  • Possibilidade de apresentar o produtos/serviço para uma grande empresa
  • Divulgação da empresa no catálogo de evento e no site da Rodada
  • Conhecimento do mercado em que atua
  • Geração de novos negócios
  • Otimização de tempo e recursos como resultado do estabelecimento de contatos pessoais e direcionados

Benefícios para as empresas âncoras:

  • Integração com a comunidade empresarial
  • Identificação, a curto prazo, de alternativa de novos fornecedores para suas necessidades
  • Maior conhecimento do mercado (novos fornecedores e preços)
  • Busca de novas parcerias