Rio Oil & Gas

Notícias

Kidde é o maior grupo de Prevenção e Combate a Incêndio do mundo


Entre os negócios realizados pela companhia no Brasil, destacam-se sistemas de proteção contra incêndio em regime turn-key, fabricação de mangueiras de incêndio, líquido gerador de espuma, extintores de incêndio, pós-químicos, manômetros, válvulas, canhões de alta vazão, sprinklers, esquichos e outros acessórios.

O Grupo Kidde é a maior organização mundial especializada em segurança e proteção contra incêndio nas áreas aeroespacial, militar, industrial, comercial e residencial. Com um portifólio de clientes como Boeing, Airbus, British Airways, Embraer, Petrobrás, AT&T, Intelig , Braskem, Dow Química, Novartis, Avon, Cargill, Ripasa, Alunorte, Alumar, Votorantin, Ipiranga, General Motors, Volkswagen, Hilton Hotels, McDonald’s, Home Depot, Wal*Mart, entre outros, a Kidde conta com mais de 10 mil funcionários e opera globalmente, com empresas e escritórios instalados em todos os continentes.

No Brasil, a Kidde iniciou suas atividades em 1997 com a aquisição da Resmat Parsch, em Vinhedo (SP), uma das maiores e mais respeitadas companhias de proteção e combate a incêndios da América Latina. Seguindo uma estratégia de crescimento e instalação no Brasil, o Grupo Kidde adquiriu, em 2000, a empresa Yanes, em Extrema (MG), maior fabricante de extintores de incêndio da América Latina. Com a incorporação das duas companhias, em 2003, criou-se a Kidde Brasil, que hoje conta com 500 funcionários.

Tendo como filosofia o investimento constante em novos negócios que possam aprimorar a qualidade de seus produtos, o Grupo Kidde adquiriu também em 2003 a Empresa FM, fabricante de manômetros, válvulas e acessórios para extintores, localizada em Ouro Fino-MG. Essa unidade industrial localiza-se em uma área de 4 mil m², com capacidade produtiva de 5 milhões de manômetros por ano. O equipamento tem aprovações internacionais para abastecer o mercado nacional e internacional, além das empresas do Grupo na Europa, América do Norte e Ásia.

A sede industrial em Extrema (MG), com área superior a 28 mil m², é a maior fabricante de extintores de incêndios da América Latina, com capacidade produtiva anual de cinco milhões de unidades. Nesta planta está sendo produzido, também, pó ABC desde julho de 2004 e sua capacidade produtiva pode chegar a nove mil toneladas ao ano. A Kidde investe no desenvolvimento de novas tecnologias e testes para o aprimoramento da aplicação do equipamento nos setores automotivo, industrial, predial, residencial e náutico.

Complementando sua excelência, a fabricação de mangueiras de incêndio e de líquido gerador de espuma na unidade de Vinhedo (SP) é tida como uma das maiores do mundo, exportando para diversos países americanos, europeus e asiáticos.

A Kidde Brasil possui, ainda, um Departamento de Engenharia de Sistemas, totalmente estruturado para a elaboração de projetos e fornecimento de equipamentos e serviços (turn-key) com aprovações internacionais como UL e FM. Dentre os diversos sistemas oferecidos destacam-se os sistemas de detecção de fumaça e alarme de incêndio, detecção de chama e gás, sistemas fixos de combate a incêndio com CO2, FM-200 ou Novec-1230, Water Mist e sistemas de sprinklers e dilúvio. Além disso, o Departamento de Engenharia possui equipe e laboratório de assistência técnica certificado ISO 9001 e Estação de Carga e Recarga de FM-200 listada UL, a primeira na América do Sul.

A empresa não está apenas comprometida com a qualidade de seus serviços, mas também com a melhoria da cultura ambiental de seus funcionários. Em 2002, a unidade de Vinhedo (SP) implementou o Sistema de Gestão Ambiental com investimento em avançadas técnicas de controle do processo produtivo e também em cursos, testes e treinamentos laboratoriais e de campo. Seguindo os preceitos do programa, a Kidde foi a primeira empresa a obter a certificação em conformidade com a Norma ISO 14001, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos segmentos de mangueiras de incêndio, liquido gerador de espuma, assistência técnica e comercialização de equipamentos de combate a incêndio.

Fonte: Assessoria de Comunicação