Navalshore

Notícias

Rigging Center agiliza negócios no setor de petróleo


Localizado em Macaé (RJ), o centro oferece serviços e materiais da CIMAF, Fluke e Gunnebo às empresas do mercado offshore

Com o objetivo de atender a grande demanda das empresas do setor de petróleo, três companhias iniciaram, em 2002, um projeto inovador chamado Rigging Center. A idéia de montar um centro para a distribuição de produtos e serviços nasceu durante a feira Rio Oil & Gás daquele ano, oportunidade em que se reuniram representantes da CIMAE, da Gunnebo e da Fluke.

O centro oferece soluções completas em cabos de aço e acessórios para movimentação de carga e ancoragem, nos níveis de qualidade exigidos por este mercado. Isso inclui o fornecimento de produtos, serviços e treinamentos especializados. Ocupando um galpão industrial dentro de uma área fabril da Fluke de 40 mil m² e contando com cerca de 25 funcionários envolvidos diretamente, o Rigging Center está localizado na cidade de Macaé (RJ), onde se concentra o principal foco de exploração de petróleo do Brasil.

A cada uma das empresas coube a tarefa de realizar serviços dentro de sua área de atuação, mas sempre com a cooperação das demais. Assim, nesta parceria a CIMAF responde pelo fornecimento de cabos de aço e laços; sob a responsabilidade da Fluke ficam os serviços especializados, assistência técnica, treinamentos e comercialização. Já a multinacional sueca Gunnebo é a encarregada do fornecimento dos acessórios para movimentação de cargas. Há cerca de 500 ítens disponíveis em estoque, suficientes para atender a todas as necessidades da Petrobras e demais empresas.

Além dos produtos - como cabos e laços, acessórios de carga (manilhas, ganchos e anelões, moitões, patescas e destorcedores) - as companhias oferecem uma série de serviços complementares. Estão disponíveis por exemplo serviços de montagem de eslingas; instalação de sequetes e terminais especiais; inspeção, ensaios não-destrutivos, certificação de cabos, laços e acessórios, além de testes de cargas até 1.100 toneladas.

Outro objetivo do Rigging Center é investir no treinamento das empresas às quais presta serviço. Sendo assim, no centro são realizadas regularmente palestras técnicas sobre cabos de aço e acessórios, cursos para formação de inspetores, cursos sobre movimentação de cargas, assistência técnica para especificação de produtos e planos de rigging.

Neste projeto a marca CIMAF é importante pela qualidade e credibilidade que possui junto ao mercado. Também vale a pena destacar a estratégia da CIMAF em agregar valor aos seus produtos, oferecendo ao mercado de petróleo atendimento ágil e serviços especializados", afirma Fernando Penteado Gerras Alves, diretor da Fluke Tecnologia.

Após muito trabalho nestes dois primeiros anos de montagem e consolidação, o Riggin Center está agora investindo em novos equipamentos e, principalmente, na capacitação de profissionais especializados. "Acreditamos em um crescimento bastante saudável nos negócios desta parceria, tendo em vista a alta competência técnica criada pela sinergia entre as três empresas envolvidas e, também, os significativos investimentos previstos pela Petrobras e demais empresas deste setor para os próximos anos", avaliz Ferraz.

Fonte: Assessoria de Comunicação