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Antaq edita norma para o crescimento da construção naval no Brasil


"A norma para afretamento de embarcações editada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) cria condições claras para beneficiar os navios construídos no País", afirmou o diretor da Antaq, Carlos Alberto Nóbrega, durante a abertura da Navalshore 2004. Segundo ele, o incentivo às embarcações brasileiras vai contribuir para o fortalecimento da indústria naval no Brasil.

De acordo com Nóbrega, só a partir da resolução da Antaq, aprovada em fevereiro deste ano, as regras para o afretamento de navios ficaram claras e os incentivos às embarcações brasileiras, também. Segundo a resolução, hoje, no Brasil, só poderá ser afretada uma embarcação estrangeira se não houver um navio brasileiro disponível. Outro grande incentivo trazido pela legislação é que o afretamento pode ser interrompido a qualquer momento, caso a embarcação destinada àquele armador que esteja em construção fique concluída.

O Brasil gasta cerca de US$ 5 bilhões por ano com o afretamento de embarcações estrangeiras. Este já é considerado o segundo item da balança de serviços brasileira, perdendo apenas para os gastos com os juros da dívida externa. De acordo o diretor da Antaq, a Agência obedece a política do governo e trabalha para ajudar a reduzir essa remessa de divisas ao exterior, buscando a retomada e o crescimento do setor naval no Brasil.

Segundo Nóbrega, o passo decisivo para o fomento ao setor vem com a Medida Provisória nº 177, aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 15 de junho. A MP traz importantes alterações à legislação do Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Fonte: Welva Borges