Bacia de Campos

A UN-BC

Programas de Desenvolvimento Tecnológico em Águas Profundas


A Petrobras, pioneira no uso do conceito de produção flutuante, nos últimos 23 anos enfatizou sempre a inovação e o aperfeiçoamento, com base em sua experiência profissional.

A curva de aprendizado começou em 1986, quando foi lançado o primeiro PROCAP (Programa da Petrobras de Desenvolvimento Tecnológico de Sistemas de Produção em Águas Profundas). Esse Programa foi executado em seis anos e empreendeu 109 projetos interdisciplinares. O principal objetivo do PROCAP foi o de melhorar a competência técnica da Empresa na produção de petróleo e gás natural em águas com profundidade de até 1.000m, visando o desenvolvimento dos campos de Albacora e Marlim. Seu principal resultado foi a plena capacidade tecnológica, obtida através do Sistema de Produção Flutuante baseado em semi-submersíveis, que permitiu à Petrobras produzir em profundidade de água de até 1.000m.

Os resultados obtidos no primeiro programa e as outras descobertas em águas mais profundas encorajaram a Empresa a criar, em 1993, um novo programa chamado PROCAP-2000, Programa de Inovação Tecnológica da Petrobras para Sistemas de Exploração em Águas Profundas - um desafio muito maior do que o anterior. Foi implementado para dar continuidade aos esforços do primeiro programa.

A Petrobras recebeu o premio Distinguished Achievement OTC 1992 devido às várias realizações técnicas obtidas no PROCAP no período de 1986 a 1992. Estas realizações foram relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas, dos quais destacam-se: a descida da primeira árvore de natal molhada sem cabos guias (diverless lay-away tree); a instalação de uma árvore de natal em profundidade de água (PDA) de 752 m; a colocação de uma monobóia em PDA de 405 m; a instalação de linhas flexíveis em PDA de 752 m; e a ancoragem de um sistema de produção flutuante (FPU) em uma PDA de 625 m. Além disso, este prêmio refere-se ao estabelecimento de programas de desenvolvimento, com a participação das comunidades técnico e científica, direcionados a melhorar os sistemas de produção de petróleo em águas profundas.

Veja também:

  • Porque Águas Profundas
  • Sistema de Produção Inicial de Anchova
  • Sistema de Produção Inicial Garoupa/Namorado
  • Desenvolvimento da Produção em Águas Profundas
  • Sistemas Permanentes em Águas Rasas
  • 270 Os desafios da Engenharia Submarina
  • A Geologia Marinha
  • Procap 2000
  • Procap 3000 - A Nova Fronteira
  • Fonte: Petrobras