Bacia de Campos

Empresa Cidadã

Projeto Tamar




Criado em 1980 com a chancela do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para afastar o risco de extinção das tartarugas marinhas, o Projeto Tamar tem a Petrobras como patrocinador oficial desde 1984. O projeto atua ao longo da costa brasileira e mantém 21 estações de proteção desses quelônio de vida longa, em mais de mil quilômetros de praias no Brasil. Os trabalhos na região norte fluminense foram iniciados em outubro de 1992.

 


O Tamar está presente na Bacia de Campos com uma base de pesquisa no município de São João da Barra, responsável pelo monitoramento de um trecho de 160 quilômetros, cobrindo diariamente desde a divisa com o Espírito Santo até Carapebus. Até 2002, a área protegida era de 53 quilômetros de litoral entre Atafona e o Farol de São Tomé. Com o aumento da área trabalhada, espera-se ampliar o número de desovas protegidas de 350 para 600 desovas por temporada, ultrapassando a casa dos 36 mil filhotes devolvidos ao mar, por ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Tamar não colabora apenas para o equilíbrio do ecossistema marinho nos municípios de abrangência da Bacia de Campos. Envolve a participação de pescadores, familiares e moradores da região norte fluminense. Além de gerar empregos diretos, o Tamar desenvolve um intenso programa de educação ambiental e ação social e comunitária, promovendo a melhoria da qualidade de vida e criando oportunidades de trabalho e geração de renda para as comunidades costeiras.

Fonte: Petrobras