Bacia de Campos

Empresa Cidadã

A qualificação


Maior preocupação com o meio ambiente e ênfase na certificação profissional são algumas das exigências para a prestação de serviços

 

 

 

 


 

A nova política de contratação da Petrobras passa pela adequação da postura de toda a cadeia produtiva do petróleo na região, que precisa arregaçar as mangas e se adaptar a uma série de indicadores para cumprir as exigências da Companhia.

As principais mudanças alteram a forma de selecionar e acompanhar o desempenho das prestadoras de serviços, no que diz respeito aos aspectos trabalhistas, sociais, econômicos-financeiros, técnicos e de SMS. O bom desempenho será reconhecido pela Companhia em forma de bônus, como estímulo.

Um ponto considerado fundamental pela Petrobras é a exigência de certificação e qualificação do pessoal contratado, especialmente das funções críticas. Neste caso, a Petrobras passa a exigir escolaridade mínima para todas as funções previstas nos contratos e certificações dos profissionais técnicos terceirizados para algumas atividades consideradas críticas. A exigência será gradativa, e esta incentiva as empresas investirem em seus empregados, o que, a médio prazo, modificará as relações nas contratações e possibilitará o surgimento de um centro de excelência na prestação de serviços para a indústria offshore brasileira, localizada no Norte Fluminense.

Para auxiliar e facilitar esse processo, a Petrobras, em parceria com a ABRAMAN, SENAI e CEFET - Campos, criou em 2002, oito Centros de Qualificação em Macaé (quatro no SENAI e quatro no CEFET), nas atividades de calderaria, instrumentação, eletricidade e mecânica.

Ampliar a participação das empresas no Programa Quali Rio (que realiza fórum de discussão voltado aos empresários para debates sobre as melhores práticas de gestão) é outro tema muito enfocado pela Petrobras. Ou seja, a Petrobras adota novos critérios para contratação, mas ao mesmo tempo cria mecanismos para que as empresas possam se habilitar às novas condições.

Para a Petrobras estas mudanças na contratação têm o objetivo de promover a melhoria da qualidade e produtividade dos bens e serviços produzidos na região.

Fonte: Petrobras