Preparando o futuro
Como será a Petrobras do futuro? Com base nos planos atuais e sem precisar fazer vagos exercícios de futurologia, já é possível apontar em algumas direções. Uma visão do ano 2010, por exemplo, mostra a Petrobras posicionada como uma empresa de energia, presente nos mercados mundiais, líder da indústria do petróleo na América Latina, com grande ênfase na prestação de serviços e livre para atuar como empresa internacional.
Essas linhas de atuação correspondem às diretrizes do Plano Estratégico para o período 2003-2010. Mais do que simplesmente guiar a Petrobras através dos caminhos do crescimento e de maiores lucros, o objetivo principal do Plano é consolidar a posição de liderança da empresa no Brasil, como uma companhia petrolífera integrada, assim como aumentar sua presença no mercado internacional, tornando-a uma importante companhia regional, com destacado desempenho na oferta global de energia para a América Latina.
Tendo como ênfase especial o meio ambiente, o Plano Estratégico estabelece metas para que sejam atingidos, em todos os segmentos da indústria do petróleo, os mesmos níveis de excelência já alcançados nas tecnologias de prospecção, exploração e produção de petróleo, especialmente em águas profundas.
Este é, sem dúvida, um grande passo. Mas enfrentar e vencer obstáculos tem sido sempre a marca registrada da Petrobras, em 50 anos de história. De todos os desafios que já enfrentou e superou, talvez o mais estimulante seja a nova realidade do mercado brasileiro, com o fim do monopólio do petróleo. O cenário petrolífero mudou no Brasil, e a Petrobras acompanhou essa mudança. Depois de operar por cerca de meio século num ambiente monopolista, a Petrobras se preparou para o mercado de livre competição, renovando-se e ajustando-se para os novos tempos: seja revisando suas estratégias, refocalizando seus negócios em todas as suas áreas de atividades - exploração e produção, refino, transporte, comercialização, distribuição, gás natural e petroquímicos -, treinando seu pessoal ou identificando possibilidades de parcerias com os mais importantes participantes do setor de energia.
A abertura do mercado do petróleo criou novas oportunidades de negócios, e a Petrobras saberá como obter os melhores resultados. Uma companhia internacionalmente ativa e na vanguarda do setor em toda a América Latina, assim será a Petrobras do futuro, cujos investimentos trarão, já em 2007 a tão sonhada auto-suficiência. Este objetivo ao ser alcançado, trará significativas mudanças no cenário econômico do País.
|