Brasil OffShore

Notícias

Protection Offshore, o ponto de encontro da indústria em 2004


A Bacia de Campos abriga uma grande e crescente indústria offshore de petróleo e gás que contribui de maneira significante para o crescimento da economia nacional. Mas só uma efetiva cooperação entre Município, Estado, Governo Federal, organizações não governamentais, comunidades locais e indústria poderá garantir um desenvolvimento seguro dos recursos de petróleo e gás no país.

A rápida expansão industrial e o subseqüente crescimento da população colocaram os municípios produtores de petróleo sob enorme pressão. Há um grande número de agências reguladoras que interagem no amplo cenário da indústria do petróleo que cresce e se modifica a cada dia. Hoje, os royalties arrecadados precisam ser aplicados para eliminação de resíduos, saneamento básico, tratamento de água, planejamento urbano, construção de hospitais, desenvolvimento de telecomunicações, entre outros inúmeros fatores de relevo.

Pensando nisso, criou-se a Protection Offshore. Feira e Conferência Internacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Indústria Offshore de Petróleo. Promovida pela MG do Brasil, a feira ocorrerá nos dias 02, 03 e 04 de junho de 2004 e será a oportunidade ideal para que líderes de mercado da indústria offshore de petróleo e gás, transporte, refinamento e distribuição, demonstrem os programas desenvolvidos e os investimentos feitos nessas áreas.

A Protection Offshore reunirá também inúmeros fornecedores de serviços, incluindo fabricantes, importadores e distribuidores de produtos e serviços relacionados à proteção ambiental, segurança industrial, saúde e infra-estrutura de serviços à comunidade. Será também, uma excelente ocasião para manter um produtivo diálogo com visitantes altamente qualificados, através de seminários, workshops e debates de conteúdo de interesse dos players envolvidos.

Em recente entrevista à Revista Brasil Energia, o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra deu a seguinte declaração: "Não adianta bater recordes de produção  e de refino se, em um acidente envolvendo pessoas e/ou meio ambiente, joga-se fora todo esse capital ante a sociedade brasileira. Esse é um tema no qual tenho insistido junto a todos os órgãos operacionais: segurança, meio ambiente e saúde têm de ser um diferencial da empresa em relação a gestões anteriores, mas também em relação a outras companhias", afirma.

A Feira acontecerá em Macaé, reconhecida como a principal base operacional de exploração, perfuração e extração de petróleo offshore no Brasil. A população da cidade cresceu de 40 mil para 137 mil habitantes em menos de 20 anos, o que a transformou num modelo para todos os problemas e benefícios trazidos pelo rápido desenvolvimento gerado pela explosão petrolífera.

A Protection Offshore contará com a participação de administradores, operadores e técnicos de plataformas de petróleo, equipamentos e instalações onshore, dutos, transporte, refinarias e usinas geradoras de energia. Também estarão presentes altos executivos das áreas de segurança, meio ambiente e sáude, formadores de opinião e profissionais com amplo poder de decisão de empresas envolvidas na exploração, perfuração, extração, refino, transporte e distribuição de petróleo, gás e energia. Além desses, o evento contará com autoridades dos municípios da Bacia de Campos, bem como autoridades estaduais e federais, membros das Agências Reguladoras, Organizações não-governamentais e líderes de comunidades locais.

Fonte: Eric Henderson