Brasil OffShore

Notícias

Centro de Convençơes já tem estrutura espacial erguida



Agora faltam apenas alguns detalhes para a conclusão do Pavilhão de Eventos que abrigará a feira Brasil Offshore 2003. Integrando um grande projeto orçado em R$ 19 milhões, que prevê a construção de um complexo com 22 mil metros quadrados, o pavilhão teve esta semana a sua estrutura espacial (base metálica que dará sustentação ao teto e laterais) erguida para cima dos pilares. Isto coloca a obra praticamente em sua última fase. A previsão de término é para maio.

Para adiantar o trabalho, o turno dos operários foi ampliado até às 22 horas e o trabalho, agora, não está sendo interrompido nem nos finais de semana. Em visita recente ao local de construção, o secretário municipal de Obras, José Augusto Andrade Silva, explicou que todo o trabalho é feito com pré-moldados, o que agiliza bastante o processo. As obras estão sendo executadas pela empresa Engetécnica, e supervisionadas pelo engenheiro Paulo Moraes, diretor da construtora.

O pavilhão é apenas uma das alas que compõe o centro de convenções e, apesar de interligado, é altamente independente do restante da construção, que está sendo construída em forma de um grande barco, homenagem à vocação marítima do município. A estrutura espacial deste pavilhão assemelha-se muito a do Centro de Convenções do Rio Centro, mas o pavilhão daqui se difere em muitos aspectos de seu similar no Rio de Janeiro.

O engenheiro Paulo Moraes explica que, ao contrário do Rio Centro, as ligações elétricas da obra são todas espaciais, o que oferece maior liberdade na criação de estandes. Sem ligações passando subterraneamente, não há empecilhos para os estandes, mas a maior novidade ainda não é essa. Um moderno sistema de alimentação de água, vapor e outros incrementos necessários possibilita maior flexibilidade para a criação dos espaços pelos expositores, o que proporcionará muitas surpresas durante a Brasil Offshore deste ano.

Depois de concluída, a edificação terá diversos auditórios, pavilhão de eventos, praça de alimentação e um estacionamento de aproximadamente 5500 vagas rotativas. Além disso, um moderno sistema de ar condicionado central, controlado eletronicamente, garantirá o conforto dos visitantes. A obra contará ainda com uma Estação de Tratamento de Esgoto e com uma cisterna de 500 mil litros de água, que somará às outras estruturas de armazenamento do prédio, uma reserva de 800 mil litros. (ALC)