Petróleo e Gás

Produção e Processamento


Na produção, o gás passa inicialmente por vasos separadores que retiram a água, os hidrocarbonetos que estiverem em estado líquido e as partículas sólidas (pó, produtos de corrosão e outros). Se estiver contaminado por compostos de enxofre, o gás é enviado para unidades de dessulfurização para a retirada dos contaminantes. Na próxima fase uma parte do gás é utilizada no próprio sistema de produção, em processos conhecidos como reinjeção e gás lift, os quais, tem o objetivo de aumentar a recuperação de petróleo do reservatório.

A produção pode ocorrer em áreas de difícil acesso, distantes dos grandes centros de consumo. Este motivo torna a produção e o transporte as etapas mais críticas do sistema. O próximo passo é a chegada do gás nas unidades industriais, conhecidas como UPGN (Unidades de Processamento de Gás Natural).

Nesta fase ele será desidratado e fracionado, gerando as seguintes correntes: metano e etano (que formam o gás processado ou residual); propano e butano (que formam o GLP - gás liqüefeito de petróleo ou gás de cozinha); e um produto na faixa da gasolina, denominado C5+ ou gasolina natural.

Fonte: GasPetro